dc.contributor.author | Freitas, Bruna Ribeiro de, 1995- | pt_BR |
dc.contributor.other | Rechia, Simone, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T21:28:20Z | |
dc.date.available | 2021-07-26T21:28:20Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/71508 | |
dc.description | Orientadora : Simone Rechia | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A construção de uma proposta pedagógica para o ensino remoto nas aulas de Educação Física durante a pandemia do Coronavírus foi um grande desafio para as instituições escolares, pensando que é papel da escola oportunizar para a criança uma formação integral. Deste modo, o presente trabalho buscou como problemática analisar como se configuram as metodologias das aulas remotas de Educação Física em uma escola da privada com o Ensino Fundamental I e de que forma os conteúdos do componente se tornaram significativos para os estudantes? O objetivo foi identificar e discutir de que modo o ensino-aprendizagem da Educação Física curricular foi configurado diante das aulas remotas em uma instituição de ensino privada, levando em consideração suas adaptações e estratégias metodológicas. Tem como metodologia uma abordagem qualitativa de pesquisa, modalidade estudo de caso e a pesquisa foi realizada em uma escola da educação básica privada. Os sujeitos foram três professores e vinte e sete alunos do 5º ano do fundamental I. A coleta de dados utilizou como instrumento análise documental, observação participativa, questionário e entrevista semiestruturada. Conclui-se que embora as medidas emergenciais do ensino remoto para a Educação Básica tenham sido muito importantes e que os professores e estudantes afirmem que, mesmo de forma limitada, as aulas de Educação Física tenham sido ricas e significativas para a formação das crianças, os impactos com a desigualdade de aprendizagem serão múltiplos. Por este motivo, vejo que o próximo grande desafio será no planejamento de volta às aulas, que deve ser construído criteriosamente para que possamos superar e reconstruir com qualidade um dos principais pilares para a formação cidadã no país: a educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ( 51 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Educação e novas tecnologias : as aulas remotas de educação Física na Educação Básica diante da Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |