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dc.contributor.advisorMarques, Gustavo Lenci, 1988-pt_BR
dc.contributor.authorGonçalves Filho, Samuel Keskoskipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básicapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-04T18:11:38Z
dc.date.available2021-06-04T18:11:38Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70999
dc.descriptionOrientador : Prof. Gustavo Marquespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O plano de intervenção que trata da Educação como ferramenta de prevenção da gestação na adolescência em Siqueira Campos no Paraná é fruto do Curso de Especialização em Atenção Básica da Universidade Federal do Paraná, que é provido pela Universidade Aberta do Sistema Único de SAÚde. Para a organização mundial da saÚde (OMS), a gravidez na adolescência é considerada de risco, sabe- se, que a gestação é um período de transição determinado biologicamente e está marcado por alterações metabólicas complexas, grandes adaptações e mudança no entendimento da própria identidade. Assim, assume um contorno mais dramático na adolescência por se somar as demandas orgânicas e funcionais desde fisiológicas, até sociais. O que pode, em certos aspectos, comprometer o desenvolvimento do indivíduo. Desse modo, Promover a prevenção da gravidez na adolescência na comunidade da Unidade básica de saÚde Boa Vista em Siqueira Campos no Paraná, desenvolver rodas de conversa com o foco apresentar métodos contraceptivos, realizar palestras na unidade básica de saÚde do município com o intuito de conscientizar os participantes de forma direta Promover o esclarecimento da respeito da planificação familiar. A estratégia utilizado neste plano de intervenção foi a pesquisa-ação constituída por oito partes, 1 Etapa , Identificar o problema mediante diagnóstico situacional; 2 Etapa, revisão de literatura; 3 Etapa, desenvolvimento de uma estratégia para sanar o problema;4 Etapa, execução do plano de ação; 5 Etapa monitoram-se as ações implementadas; 6 Etapa, avaliação do impacto das ações. A 7 Etapa, implementação, Etapa 8, conclusão. Utilizou-se os dados do instituto brasileiro de geografia e estatística (levantamento de dados). Buscou-se, através de roda de conversa com os integrantes da comunidade, apontar a importância dos métodos contraceptivos, esclarecer a respeito da planificação familiar. O recurso utilizado foi uma apresentação em Power Point, contava com textos e imagens demonstrativas sobre o tema. Contou com 40 adolescentes entre 14 e 18 anos. Esclareceu-se dÚVidas dos participantes sobre a utilização métodos contraceptivos, gravidez, infecções de transmissão sexual. Notou-se um ambiente social propício para aproximação entre os profissionais e os palestrados. O projeto teve por limitação não atingir adolescentes de 12 e 13 anos que apesar de convite feito aos pais e para as escolas da comunidade onde se localiza a unidade básica de saÚde Boa vista, não compareceram. O evento foi entendido pela equipe como exitoso, houve permanência e participação voluntária durante todo o evento. Palavras-chave: Gravidez. Planificação familiar. Infecções de transmissão sexual. Prevenção. Adolescência.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (20 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectGravidez - Complicações e sequelas - Prevençãopt_BR
dc.subjectPlanejamento familiarpt_BR
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveis - Prevençãopt_BR
dc.titleEducação como ferramenta de prevenção da gestação na adolescência em Siqueira Campos no Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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