• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Jogabilidade da Caixa Preta : rituais iconofágicos em Bloodborne

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - DURVAL RAMOS JUNIOR.pdf (8.308Mb)
    Date
    2020
    Author
    Ramos Junior, Durval
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Jogos
    Narrativa - Jogos eletronicos
    Comunicação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: Lançado em 2015, o jogo Bloodborne utiliza uma forma pouco convencional de contar a sua história: ao invés de trazê-la de forma linear com uma abordagem mais cinematográfica, ele se utiliza da linguagem dos games para fazer com que o jogador realize a narrativa por meio do jogar. A proposta desta dissertação é, a partir dessa constatação, entender como se dá a produção de sentido no jogo por meio dessa interação entre homem e máquina, entendendo o jogo como uma caixa preta no qual a narrativa existe apenas enquanto potencial à espera de sua realização. A partir de uma abordagem autoetnográfica, exploramos o mundo do jogo para entender como essa narrativa se torna real a partir do momento em que o jogador se torna imagem. Para isso, nos baseamos nos conceitos de Flusser (2018), Baitello Junior (2014), Huizinga (2017) e Arsenault e Perron (2009) para entender como o conceito de jogo se encaixa com elementos ritualísticos dentro dessa caixa preta. Palavras-chave: Bloodborne. Games. Caixa preta. Narrativa. Iconofagia
     
    Abstract: Released in 2015, Bloodborne uses an unconventional way of storytelling: instead of using a linear and cinematic approach, it uses the particular language of the games to make the player becomes narrative real through playing. The present work intends, based on that observation, to understand how the meaning occurs through the interaction between man and machine, understanding the as a Black Box in which the narrative exists only as a potential waiting for its realization. From an autoethnographic approach, we explore the game world to understand how this narrative becomes real from the moment the player himself becomes an image. For this, we based on the concepts of Flusser (2018), Baitello Junior (2014), Huizinga (2017) and Arsenault and Perron (2009) to understand how the concept of the game fits with ritualistic elements inside this Black Box. Keywords: Bloodborne. Games. Black Box. Narrative. Iconophagy
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70471
    Collections
    • Dissertações [127]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV