• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Sequência didática com metodologias ativas para o ensino de anatomia e fisiologia humana no ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANDREIA SIKORA.pdf (4.814Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Sikora, Andreia, 1977-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado da aplicação de uma Sequência Didática baseada em Metodologias Ativas de Aprendizagem (ensino por investigação, aprendizagem baseada em equipes e projetos) direcionada ao Ensino Médio. Propõe também uma adaptação dessa sequência, baseada na experiência de aplicação. O tema Anatomia e Fisiologia Humana, foi trabalhado a partir da perspectiva do aparelho locomotor e o modo como se relaciona aos outros sistemas: nervoso, sensorial, tegumentar, endócrino, cardiovascular, respiratório e digestório. Esse tema é relativamente fácil para ser contextualizado e tornar a aprendizagem mais significativa, fazendo sentido à vivência do estudante. O estudo da Anatomia e Fisiologia Humana também permitiu relacioná-lo à temática saúde e qualidade de vida, elementos importantes para uma formação integral do estudante. A metodologia da pesquisa foi descritiva e aplicada com abordagens quali-quantitativa, através da observação, registros escritos e em áudio e questionários aplicados aos estudantes, para analisar a efetividade das metodologias utilizadas no estímulo ao protagonismo. A Sequência Didática desenvolveu-se em 10 momentos onde foram realizadas atividades de simulação, rodas de conversa, discussões em grupos a partir de problematizações, atividades práticas, desenvolvimento de um projeto de pesquisa e Feira de Ciências. Constatou-se que o uso de metodologias ativas aumenta a autonomia, o interesse a motivação. Promoveram ainda a interação entre estudantes, permitindo o crescimento frente ao conhecimento, desenvolvendo e aperfeiçoando habilidades. Palavras-chave: Ensino de Biologia. Metodologias ativas. Autonomia do estudante. Anatomia e Fisiologia Humana.
     
    Abstract: The following research presents the results of the application of a Didactic Sequence based on Active Learning Methodologies (teaching by investigation, learning based on teams and projects), directed towards High School. It also proposes an adaptation of this sequence, based on the application experience. The theme Anatomy and Human Physiology was studied upon the perspective of the Locomotor Apparatus and how it relates to the other systems: Nervous, Sensory, Integumentary, Endocrine, Cardiovascular, Respiratory, and Digestive. This theme is relatively easy to contextualize and make learning more significant, relating it to the student's life. The study of Anatomy and Human Physiology also allowed to relate it to the thematic of Health and Quality of Life, importante elements for a complete education of the student. The research's methodology was descriptive and applied with qualitative and quantitative approaches, through observation, written and audio records, and questionnaires applied to students, to analyze the effectiveness of the used methodologies in the incentive to protagonism. The Didactic Sequence developed itself in 10 different occasions where were carried out Simulation Activities, Conversation Wheels, Group Discussions Based on Problematizations, Practical Activities, Development of a Research Project, and Science Fair. It was found that the use of Active Methodologies increases autonomy, interest and motivation. It also promotes interaction between students, allowing them to evolve in the face of knowledge, develop and improve skills. Keywords: Biology teaching. Active methodologies. Student autonomy. Human Anatomy and Physiology.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70034
    Collections
    • Dissertações [94]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV