Modelagem matemática e as propostas da BNCC : contribuições para o ensino de sequências no ensino médio
Resumo
Resumo: No cenário da educação brasileira, as novas orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Básico indicam a necessidade de assegurar o desenvolvimento de competências nos alunos. Em vista disso, entendese que as etapas incorporadas em atividades de Modelagem Matemática como estratégia metodológica podem, no âmbito das aprendizagens, justificar a sua utilização em sala de aula. Por isso, neste trabalho se propõem analisar algumas dissertações que empregam o uso de Modelagem Matemática no ensino de progressões aritméticas (PA) e progressões geométricas (PG), e verificar se a maneira como as atividades foram encaminhadas colaboram para o desenvolvimento dos objetivos previstos na BNCC. Sendo assim, buscaram-se, nos textos de Bassanezi, Biembengut, Burak, entre outros, argumentos que justificassem a utilização da Modelagem Matemática como ferramenta alinhada com a BNCC. Além disso, elencamos os processos, as expectativas e os desafios do ensino com Modelagem Matemática, a fim de incentivar os professores a conhecerem e até mesmo a incorporarem em sua prática docente. Esta dissertação, portanto, se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo; além de subsidiar as discussões anteriores, fomentou um olhar sobre como o ensino de PA e PG, ao longo de dez anos, é tratado no cerne da Modelagem Matemática. O mapeamento ainda identificou, entre outros, que existem dificuldades relacionadas à compreensão e aplicação da estratégia nas aulas de matemática, sendo comum associá-la a resolução de problemas. Pretendendo contribuir com o tema, foram propostas duas atividades, uma voltada à aquisição da casa própria e outra relacionada ao crescimento de cianobactérias e lemnas em ambientes aquáticos. Com isso, se espera provocar a reflexão sobre temas relevantes ao cotidiano e relacioná-los ao ensino de matemática, utilizando como meio estratégias que refletem as novas tendências educacionais. Abstract: In Brazilian educational system, new orientations presented by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for Basic Education indicate how important it is to ensure the development of student's skills. Therefore, we understand the stages included in Mathematical Modeling activities as methodological approaches may, in the learning field, justify its application in classes. Thus, this work aims to analyze some dissertations which apply Mathematical Modeling on teaching Arithmetic Progression and Geometric Progression, and to check whether the way activities have been conducted collaborate to the development of the main goals proposed on BNCC. Therefore, based on Bassanezi, Biembengut, Burak, among others, we present points that justify the use of Mathematical Modeling as a teaching tool aligned with BNCC. Furthermore, we relate the process, expectations and challenges of Mathematical Modeling in order to encourage its knowledge and use by teachers in their classes. The present dissertation, therefore, is characterized as a bibliographic and qualitative research; besides assisting the previous discussion, it fosters a view over how PA and PG teaching, over ten years, has been approached at the core of Mathematical Modeling. The mapping identifies, among others, the existence of some difficulties associated with comprehension and application of strategies in Math classes, often related to solving problems. In order to contribute to the subject, two activities were proposed, one of them regards home ownership and another one related to the growth of cianobacterias and lemnas in aquatic environments. Hence, we expect to promote reflections about the significant subjects on a daily basis and relate them to Math teaching by using strategies which reflect new educational trends.
Collections
- Dissertações [41]