A linguagem técnico-científica e os temas de ecologia : uma abordagem a partir do educar pela pesquisa com estudantes do ensino médio
Resumo
Resumo: Um fator limitante no processo de ensino aprendizagem de Biologia são as terminologias técnico-científicas. Entretanto, como parte do contexto do sistema educacional, os documentos norteadores da Educação Básica e a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica determinam e exigem o domínio dessa linguagem. A presente pesquisa visou problematizar os limites e possibilidades da incorporação da linguagem científica, relacionada aos conteúdos curriculares de Ecologia com a problemática socioambiental. Os princípios teórico-metodológicos da pesquisa-ação e do Educar pela Pesquisa foram utilizados como perspectiva dialógica, junto aos participantes da pesquisa, para deflagrar um processo de ensino-aprendizagem que envolvesse os termos técnico-científicos de Ecologia no ensino de Biologia, com o protagonismo dos estudantes. O processo educativo foi realizado com estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Administração Integrado, do Colégio Estadual Rio Branco, situado no município de Santo Antônio da Platina-PR. A abordagem qualitativa da pesquisa orientou a coleta e sistematização dos dados e resultou na elaboração de uma Unidade Didática construída pelos participantes da pesquisa. Palavras-chave: Linguagem técnico-científica. Ecologia. Ensino Médio. Abstract: A limiting factor in the teaching and learning process of Biology are the technical-scientific terminologies. However, as part of the context of the educational system, the guiding documents of Basic Education and the National Basic Education Assessment and Examination Policy determine and require the mastery of this language. The present research aimed to problematize the limits and possibilities of incorporating the scientific language related to the curricular contents of Ecology and to the socio-environmental problem. The theoretical-methodological principles of action research and Educating through Research were used as a dialogical perspective with the research participants to trigger a teaching-learning process involving the technical-scientific terms of Ecology in the teaching of Biology with the role of students. The educational process was carried out with students of the 3rd grade of High School of the Technical Course in Integrated Administration of the Colégio Estadual Rio Branco, located in the municipality of Santo Antônio da Platina-PR. The qualitative approach of the research guided the collection and systematization of the data and resulted in the elaboration of a Didactic Unit built by the research participants. Keywords: Technical-scientific language. Ecology. High school
Collections
- Dissertações [90]