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dc.contributor.advisorLorenzetti, Leonir, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorAuriglietti, Rosangela Cristina Rocha, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T16:49:38Z
dc.date.available2021-05-06T16:49:38Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69944
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzettipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 24/08/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 159-167pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve por objetivo analisar como uma formação em serviço, baseada nos pressupostos da abordagem CTS, desenvolvida com um grupo de professores de Química, Física e Biologia do Ensino Médio, pode contribuir para refletir sobre a prática pedagógica e favorecer a construção de sequências didáticas que priorizem o trabalho interdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Estadual de Curitiba, tendo como participantes sete professores das referidas áreas e atuantes no Ensino Médio. A discussão teórica da proposta de formação abordou estudos relacionados ao Movimento CTS, considerando suas inter-relações, como contribuições para construção de conhecimentos, possibilidade de mudança social e compreensão sobre ciência e tecnologia. A abordagem metodológica envolveu a pesquisa qualitativa e a técnica do grupo focal, numa intenção de inversão de estilo de formação continuada conhecida pelo grupo, partindo da realidade vivida e não de modelos teóricos aplicáveis. A constituição de dados se deu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, análise das discussões geradas durante as reuniões dos grupos de estudos e organização de uma sequência didática. Todos esses elementos foram categorizados e discutidos pela análise do conteúdo. Duas grandes categorias foram identificadas: Dimensão Epistemológica e Dimensão Pedagógica. Da categoria Dimensão Epistemológica emergiram as subcategorias Conhecimento sobre CTS, Contextualização e Interdisciplinaridade. Da categoria Dimensão Pedagógica emergiram as subcategorias Abordagem CTS e o Processo de ensino-aprendizagem e Produção da Sequência Didática. Foi possível compreender que, apesar de não conhecerem o Movimento ciência-tecnologia-sociedade, muitos professores abordam em suas ações educativas pressupostos CTS, às vezes priorizando a ciência ou a sociedade, fator que precisa ser melhor discutido com o grupo. As dificuldades estruturais, metodológicas e sociais que enfrentam em seus cotidianos de trabalho interferem negativamente em suas ações, inibindo um trabalho mais focado na contextualização e interdisciplinaridade dando ênfase no conteúdo programático. Palavras-chave: Formação continuada. Ensino CTS. Ciências da Natureza.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to analyze how in-service training, based on the assumptions of the STS approach, developed with a group of high school chemistry, physics and biology teachers, can contribute to reflect on pedagogical practice and favor the construction of didactic sequences that prioritizes interdisciplinary work. The research was developed in a state school in Curitiba, with seven teachers from the above-mentioned areas as participants, working in high school. The theoretical discussion of the training proposal addressed studies related to the STS Movement, considering its interrelationships, as contributions to the construction of knowledge, the possibility of social change and understanding of science and technology. The methodological approach involved qualitative research and the technique of the focus group in an intention to change the style of continuing education known to the group, starting from the reality experienced and not from applicable theoretical models. The constitution of data took place through semi-structured individual interviews, analysis of the discussions generated during the study group meetings and organization of a didactic sequence. All of these elements were categorized and discussed by content analysis. It was possible to understand that, despite not knowing the Science- Technology-Society Movement, many teachers approach STS precepts in their educational actions, sometimes prioritizing science or society, a factor that needs to be better discussed with the group. The structural, methodological and social difficulties they face in their daily work have a negative impact on their actions, inhibiting a more focused work on contextualization and interdisciplinary, emphasizing the programmatic content. Keywords: Continuing education. Teaching STS. Sciences of Naturept_BR
dc.format.extent1 arquivo (172 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNatureza - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleFormação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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