Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaba, Jaime, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorCaetano Junior, Zaôr, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-22T20:24:00Z
dc.date.available2021-03-22T20:24:00Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69935
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jaime Paba Martinezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 26/10/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino em Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Os livros didáticos e paradidáticos têm por essência um papel social, por serem facilitadores no processo de aprendizado do conhecimento historicamente acumulado pelo homem. Ao fornecer às escolas registros didáticos e pedagógicos, eles ampliam e democratizam o acesso a fontes de informação e cultura. A utilização de livros paradidáticos torna o aprendizado mais atrativo, uma vez que estes usam linguagens, temas, e estratégias diferenciadas. Dentre estas últimas temos o emprego da história da ciência (HC), que pode ser utilizada como fio condutor de um tópico particular a ser estudado. A HC como metodologia do ensino propõe uma interpretação de ideias e fatos científicos à luz do contexto social, econômico e cultural da época. Esta fundamenta-se na compreensão de que a realidade é historicamente construída, e o conhecimento científico faz parte dessa elaboração. Portanto, a introdução da dimensão histórica pode tornar o conteúdo científico mais interessante e mais compreensível, exatamente por trazê-lo para mais perto do universo cognitivo não só do estudante, mas do próprio homem, que, antes de conhecer cientificamente, constrói historicamente o que conhece. No presente trabalho foi confeccionado um livro que relata o contexto histórico, social e cultural que levou ao desenvolvimento do conceito de enzima através dos estudos sobre a fermentação, e ao surgimento de um novo ramo das ciências biológicas, a bioquímica. Sugere-se o uso deste livro paradidático como ferramenta para abordar, na escola, o tema de transformações químicas nos seres vivos. Ele fornece informações detalhadas do assunto e sugere uma sequência didática para seu uso em sala de aula, que pode ainda possibilitar a interação com outras disciplinas como a química, a história e as artes. Palavras-chave: História da Ciência, Fermentação, Enzima, Biologia, Ensino, Paradidático.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Didactic and paradidactic books essentially have a social role, as they act as facilitators in the process of learning the knowledge historically accumulated by man. By providing schools with didactic and pedagogical records, they expand and democratize access to sources of information and culture. In particular, the use of paradidactic books makes learning more attractive, since they use different languages, themes, and strategies. Among the latter, we have the history of science (HC), which can be used as a guiding thread for a particular topic to be studied. HC as a methodology for science teaching proposes an interpretation of ideas and scientific facts in the light of the social, economic, and cultural context of the time. This is based on the understanding that reality is historically constructed, and scientific knowledge is part of that elaboration. Therefore, the introduction of the historical dimension can make the scientific content more interesting and more understandable, precisely because it brings it closer to the cognitive universe not only of the student, but of the man himself, who, before knowing scientifically, historically constructs what he knows. In the present work a book was made that reports the historical, social and cultural contexts that led to the development of the concept of enzyme through studies on fermentation, and to the emergence of a new branch of the biological sciences, the science of biochemistry. It is suggested to use this paradidactic book as a tool to address, at school, the topic of chemical transformations in living beings. It provides detailed information on the subject and suggests a didactic sequence for its use in the classroom, which can also enable the interaction with other disciplines such as chemistry, history and arts. Keyword: History of Science, Fermentation, Enzyme, Biology, Teaching, Paradidactic.pt_BR
dc.format.extent[28] p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnzimaspt_BR
dc.subjectFermentaçãopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMetodos de ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.titleO desenvolvimento histórico dos fermentos como ferramenta para o ensino do conceito de enzimapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples