• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O retorno dos Jedi : recepção transmidiática com fãs brasileiros de Star Wars sob o impacto da compra pela Disney

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - DANIEL ARIAS ZIERHUT.pdf (4.808Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Zierhut, Daniel Arias
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a narrativa transmídia afeta a recepção de novos conteúdos em Star Wars, traz ainda como objetivos específicos: identificar o perfil dos fãs brasileiros da saga, apontar disputas entre gerações de fãs e compreender a recepção ao conteúdo da saga produzido pela Disney. Partindo da premissa que Star Wars se enquadra no que se entende como Narrativa Transmídia, foi necessária uma revisão conceitos ligados a Narrativa transmídia e um aprofundamento na chamada Cultura de fãs. Estes conceitos centrais formaram a base teórica para a investigação. Para se atingir os objetivos, o caminho metodológico partiu dos estudos de recepção, e encontrou na recepção transmidiática a maior proximidade com o que se pretende investigar. A coleta de dados dividiu-se em três fases, na primeira parte, exploratória, foi feita uma leitura de críticas da imprensa sobre os filmes, em seguida realizou-se a observação de três grupos de fãs no Facebook para levantamento de temas para discussão. Com os primeiros achados da pesquisa exploratória foi elaborado um questionário, este instrumento de coleta foi disponibilizado em grupos de fãs. A última etapa de coleta foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, onde os fãs foram divididos de acordo com a trilogia de entrada na saga. A análise foi feita tendo como guia três categorias teóricas: narrativa transmídia, cultura de fãs e os supertemas. Os principais resultados destacam a mudança da Narrativa Transmídia de Star Wars de contínua para múltipla, classifica o fandom como fandom de culto, realça características dos fãs pela trilogia de entrada na saga e a centralidade dos filmes. Aponta também a influência da política nas discussões iniciais sobre o filme, mas que acaba perdendo força e o que se destaca é a narrativa de cada produto. Reforça ainda que o apego emocional e o afeto dos fãs são maiores que questões comerciais/empresariais/políticas. Palavras-chave: Cultura de fãs. Narrativa Transmídia. Recepção transmidiática. Star Wars.
     
    Abstract: This research aims to understand how transmedia storytelling affects the reception of new Star Wars content, it brings as specified objectives: to identify brazilian fans profile, to point out disputes between diverse fans generation and comprehend the reception of the content produced by Disney. Considering that Star Wars fits in what's considered transmedia storytelling, it was necessary to review its concepts and deepen in what it's called fan culture. These main concepts have created the theoretical foundation of the investigation. To achieve the objectives, the methodological path came from reception studies and it has found in transmedia reception the closer proximity in what's intended to investigate. The data collection has split into three phases, the first one, exploratory, it was made a critic reading of the press about the movies, then three fan groups from facebook were observed for discussion purposes. With the first data found in the exploratory phase, it was created a questionnaire, which was distributed in fan groups. The last step of data collection was done through semi-structed interviews, where fans were split according to their entry in the saga. The analysis was made having three analytical categories as guides: transmedia storytelling, fan cultures and supertopics. The main results highlight the change in transmedia storytelling of Star Wars from continuous to multiple, it classifies the fandom as worship fandom, it highlights fans characteristics for the trilogy of entry in the saga and the movie's centrality. It also points out the political influence in first discussions of the movies, but it ends up losing strenght and what stands out is each product narrative. It also reinforces that emotional attachment and fans' affection are bigger than comercial/business/political matters. Keywords: Fan cultures. Transmedia Storytelling. Transmedia recepction. Star Wars.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69138
    Collections
    • Dissertações [167]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV