Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZierhut, Daniel Ariaspt_BR
dc.contributor.otherJohn, Valquíria Michelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-13T20:02:24Z
dc.date.available2021-12-13T20:02:24Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69138
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Valquíria Michela Johnpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 10/07/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 160-165pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a narrativa transmídia afeta a recepção de novos conteúdos em Star Wars, traz ainda como objetivos específicos: identificar o perfil dos fãs brasileiros da saga, apontar disputas entre gerações de fãs e compreender a recepção ao conteúdo da saga produzido pela Disney. Partindo da premissa que Star Wars se enquadra no que se entende como Narrativa Transmídia, foi necessária uma revisão conceitos ligados a Narrativa transmídia e um aprofundamento na chamada Cultura de fãs. Estes conceitos centrais formaram a base teórica para a investigação. Para se atingir os objetivos, o caminho metodológico partiu dos estudos de recepção, e encontrou na recepção transmidiática a maior proximidade com o que se pretende investigar. A coleta de dados dividiu-se em três fases, na primeira parte, exploratória, foi feita uma leitura de críticas da imprensa sobre os filmes, em seguida realizou-se a observação de três grupos de fãs no Facebook para levantamento de temas para discussão. Com os primeiros achados da pesquisa exploratória foi elaborado um questionário, este instrumento de coleta foi disponibilizado em grupos de fãs. A última etapa de coleta foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, onde os fãs foram divididos de acordo com a trilogia de entrada na saga. A análise foi feita tendo como guia três categorias teóricas: narrativa transmídia, cultura de fãs e os supertemas. Os principais resultados destacam a mudança da Narrativa Transmídia de Star Wars de contínua para múltipla, classifica o fandom como fandom de culto, realça características dos fãs pela trilogia de entrada na saga e a centralidade dos filmes. Aponta também a influência da política nas discussões iniciais sobre o filme, mas que acaba perdendo força e o que se destaca é a narrativa de cada produto. Reforça ainda que o apego emocional e o afeto dos fãs são maiores que questões comerciais/empresariais/políticas. Palavras-chave: Cultura de fãs. Narrativa Transmídia. Recepção transmidiática. Star Wars.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to understand how transmedia storytelling affects the reception of new Star Wars content, it brings as specified objectives: to identify brazilian fans profile, to point out disputes between diverse fans generation and comprehend the reception of the content produced by Disney. Considering that Star Wars fits in what's considered transmedia storytelling, it was necessary to review its concepts and deepen in what it's called fan culture. These main concepts have created the theoretical foundation of the investigation. To achieve the objectives, the methodological path came from reception studies and it has found in transmedia reception the closer proximity in what's intended to investigate. The data collection has split into three phases, the first one, exploratory, it was made a critic reading of the press about the movies, then three fan groups from facebook were observed for discussion purposes. With the first data found in the exploratory phase, it was created a questionnaire, which was distributed in fan groups. The last step of data collection was done through semi-structed interviews, where fans were split according to their entry in the saga. The analysis was made having three analytical categories as guides: transmedia storytelling, fan cultures and supertopics. The main results highlight the change in transmedia storytelling of Star Wars from continuous to multiple, it classifies the fandom as worship fandom, it highlights fans characteristics for the trilogy of entry in the saga and the movie's centrality. It also points out the political influence in first discussions of the movies, but it ends up losing strenght and what stands out is each product narrative. It also reinforces that emotional attachment and fans' affection are bigger than comercial/business/political matters. Keywords: Fan cultures. Transmedia Storytelling. Transmedia recepction. Star Wars.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (178 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectNarrativa transmídiapt_BR
dc.subjectRecepção transmidiáticapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleO retorno dos Jedi : recepção transmidiática com fãs brasileiros de Star Wars sob o impacto da compra pela Disneypt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples