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dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Jennifer de, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T17:13:14Z
dc.date.available2021-05-06T17:13:14Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67518
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 110-115pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os cursos de Licenciatura em Matemática adequaram seus currículos às mudanças estabelecidas nos documentos oficiais que regulamentam a formação de professores entre os anos de 2015 e 2017. Para tanto, foram tecidas considerações teóricas sobre currículo e um breve histórico das mudanças na legislação, em âmbito federal, para os cursos de formação de professores de Matemática foi apresentado. Três professoras coordenadoras envolvidas no processo de reestruturação dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina, da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de Santa Maria foram entrevistadas de acordo com os parâmetros metodológicos da História Oral. Essas narrativas permitiram ampliar as compreensões sobre como reestruturações dessa natureza são implementadas nos cursos de formação de professores e como ocorreram nos bastidores. Partindo dos documentos escritos e das narrativas orais produzidas, à luz das teorias de currículo e das relações de poder estabelecidas entre elas, foi possível perceber diferentes aspectos a serem superados nesse processo, como a sobreposição de aspectos técnicos e administrativos sobre os pedagógicos, a escassez de recursos humanos, as relações de poder que se estabelecem na disputa de disciplinas e entre diferentes áreas relacionadas à formação de professores de matemática e os problemas decorrentes da burocracia interna das instituições. Dessa forma, esse trabalho busca contribuir para apontar caminhos que visem a aprimorar indicações de futuras reformas, reduzindo os aspectos negativos observados. Palavras-chave: Educação Matemática. Licenciatura em Matemática. Reestruturação Curricular. História Oral.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to understand how the Degree courses in Mathematics have adapted their curricula to the changes established in the official documents that regulate teacher training between the years 2015 and 2017. To this end, theoretical considerations on curriculum were made and a brief history of changes in legislation, at the federal level, for the mathematics teacher training courses was presented. Three coordinating professors involved in the process of restructuring the Mathematics Degree courses at the State University of Santa Catarina, the Federal University of Paraná and the Federal University of Santa Maria were interviewed according to the methodological parameters of Oral History. These narratives allowed for a broader understanding of how restructuring of this nature is implemented in teacher training courses and how it occurred behind the scenes. From the written documents and the oral narratives produced, in light of the curriculum theories and the power relations established between them, it was possible to perceive different aspects to be overcome in this process, such as the overlapping of technical and administrative aspects over pedagogical ones, the scarcity of human resources, the power relations that are established in the dispute of disciplines and between different areas related to the training of mathematics teachers and the problems arising from the institutions' internal bureaucracy. In this way, this work seeks to contribute to pointing out ways to improve indications of future reforms, reducing the negative aspects observed. Keywords: Mathematics Education. Degree in Mathematics. Curricular Restructuring. Oral History.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (281 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleAs mudanças nos documentos oficiais para formação e professores : um retrato da adequação realizada pelas instituições e ensino superior da região sul do Brasilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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