Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos
Resumo
Resumo : O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição, em termos de
aprimoramento da prática pedagógica, do processo de formação e capacitação de
professores leigos que vem sendo desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação
do Município de Guaratuba, Estado do Paraná desde agosto de 1999. Para as
dimensões deste trabalho optou-se por recortar como objeto de reflexão, a questão: de
que maneira este processo de capacitação contribui para que o professor leigo
aprimore Sua forma de entender e de praticar a avaliação da aprendizagem escolar em
sua sala de aula? O trabalho se desenvolveu na linha metodológica da pesquisa
qualitativa. Como elemento importante de análise foi construido um quadro de
referência teórica que pudesse fundamentar o estudo, ou, que permitisse q_ue as
infomrações coletadas fossem, nas palavras de THIOLLENT (1988) "interpretadas à
luz de uma teoria". Assim é que se buscou construir esse quadro teórico abordando, de
um lado, a questão do professor leigo, seu papel na educação brasileira e o significado
dos programas para sua qualificação que, historicamente têm sido desenvolvidos e, por
outro, a questão da avaliação da aprendizagem escolar, seu significado, procedimentos
e finalidades. Foram coletados e analisados dados da prática pedagógica de avaliação
da aprendizagem escolar de classes cujos professores se acham inseridos no programa
de qualificação em questão. Também foi desenvolvida análise documental do material.
de estudo do programa de qualificação, no que diz respeito à avaliação da
aprendizagem. Ao término do trabalho, pode-se afinnar que, em tennos da prática de
avaliação da aprendizagem nas turmas analisadas, permanece a necessidade apontada
por MEDlANO(l987): "...é necessário uma atualização de conceitos e umamudança
de postura em grande parte dos professores." De fato, a pesquisa de campo revelou
uma prática avaliativa predominantemente conservadora e que alunos e professores
demonstram pouca clareza sobre o significado da avaliação, numa perspectiva
dialética de contínuo aperfeiçoamento do próprio trabalho pedagógico como fator de
superação da exclusão e da seletividade. Na análise documental do material didático
utilizado para a formação dos professores leigos, em que pese a inclusão de elementos
teóricos interessantes e significativos constatou-se a necessidade de fundarnentação
teórica mais consistente, que permita uma compreensão mais radical da q_uestão da
avaliação, no sentido de buscar as raizes, em termos de sua vinculação a uma
concepção de educação e de sociedade. Pode-se concluir, enfim que, para que o
processo de qualificação possa, de fato, contribuir para o aperfeiçoamento da prática
pedagógica dos professores, em especial no que diz respeito à avaliação da
aprendizagem escolar, é fundamental, por um lado, a busca de um aprofundamento
teórico que dê conta da dimensão politica da prática pedagógica e de outro, um
trabalho pedagógico junto ao professor, no qual se tome a prática pedagógica concreta
deste professor como objeto de reflexão, urna vez que o processo de qualificação do
professor leigo pressupõe primeiramente o reconhecirnento do trabalho como princípio
educativo. Há que reconhecer a escola como espaço de produção do saber e do pensar
a partir da mediação da realidade em que professores e alunos se inserem.