Grandes projetos urbanos de infraestrutura e suas implicações socioespaciais : estudo do aeroporto de Guarulhos
Resumo
Resumo: No novo paradigma de administração do espaço urbano que ascendeu junto de políticas neoliberais, o espaço urbano é primariamente produzido via mercado. Porém, a produção da infraestrutura de transportes via mercado, no Brasil, é um assunto incipiente e apresenta lacunas de pesquisa. Avaliar o quanto este modelo de intervenções urbanas impacta a dinâmica das metrópoles brasileiras é a questão central desta pesquisa. Como recorte empírico, estuda-se o Aeroporto de Guarulhos e seus impactos no espaço urbano após sua concessão ao setor privado. Para o estudo, utilizou-se uma versão simplificada de uma grade metodológica qualitativa de natureza exploratória concebida para o contexto brasileiro contemporâneo. Esta metodologia propõe entender o impacto de GPUs a partir de dimensões e indicadores de análise predeterminados. Nesta pesquisa, as dimensões de análise são divididas em dimensão Espacial e dimensão de Gestão. Os resultados sugerem que a administração privada do GPU desencadeou tanto rupturas espaciais quanto rupturas no modelo de gestão. A partir destes resultados, entende-se que o modelo de administração privada do aeroporto reforça a fragmentação socioespacial do espaço urbano, especialmente ao pôr em contraste a infraestrutura supermoderna produzida pelo mercado e a paisagem cronicamente desigual das metrópoles brasileiras. Palavras-chave: Grandes projetos urbanos. Aeroportos. Infraestrutura. São Paulo. Abstract: In the new paradigm of urban space management, which escalated with neoliberal politics, cities have been increasingly planned and built by private agents. However, the issue of market-oriented production of transportation infrastructure megaprojects, in Brazil, has not been fully addressed yet. The main goal of this research is to evaluate how this model of urban intervention impacts the dynamics of Brazilian metropolises. Such an issue is investigated by taking the case of Guarulhos International Airport as an empirical object of study, focusing on the period after its concession to private agents. To do so, a simpler version of a established method designed to study megaprojects within Brazilian contemporary context is used. The nature of this method is qualitative and exploratory, and it proposes to understand the impact of megaprojects in the light of predetermined dimensions and indicators. In this investigation, the dimensions of analysis are divided in Spatial dimension and Management dimension. Our findings suggest that the private management of the Airport caused both Spatial and Management ruptures. Our discussions focus on the hypothesis that market-oriented megaprojects aggravate the issue of splintering urbanism, especially when supermodern infrastructure built by global agents contrasts against chronically unequal Brazilian urban landscape. Keywords: Megaprojects. Airports. Infrastructure. Sao Paulo.
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