Custo da qualidade : estudo de caso em uma empresa fabricante de telhas de fibrocimento
Resumo
Resumo: As empresas, de modo geral necessitam estar atentas ao que acontece ao redor, o aumento da competitividade, a globalização e as transformações tecnológicas estão deixando o mundo dos negócios cada dia mais dinâmico e pequenos pontos que num passado não muito distante não era tão valorizado, hoje pode fazer toda a diferença. As empresas estão fazendo do controle da qualidade uma ferramenta para aperfeiçoar os seus processos, o re-trabalho, os refugos e os desperdícios são exemplos de custos que as organizações estão cada vez mais buscando eliminar. Os custos da qualidade podem ser divididos em quatro grandes grupos: custos de prevenção, custos de avaliação, custos de falhas internas e custos de falhas externas. Os custos de falhas internas e externas são aqueles prejudiciais para as empresas, pois só existem devido a algum erro no processo, ao contrário dos outros dois grupos mencionados, que possuem como objetivo prevenir um possível problema, mesmo não parecendo vantajoso a curto prazo, esses custos auxiliam muito a empresa com o passar do tempo. Uma grande empresa do ramo da construção civil, fabricante de telhas de fibrocimento esta sendo utilizada como base para o estudo de caso, que busca descobrir como que se pode mensurar os custos da qualidade em uma empresa desse ramo e descobrir em qual ponto a empresa encontra-se no momento e no que pode se aperfeiçoar.
Collections
- Contabilidade e finanças [644]