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dc.contributor.authorMacena, Ivone Rodrigues, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherSammarco, Yanina Micaelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-30T22:22:57Z
dc.date.available2020-03-30T22:22:57Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66149
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Yanina Micaela Sammarcopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 13/12/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 100-103pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como objetivo colaborar com os estudos e discussões sobre as avaliações no ensino de Biologia, no intuito de contribuir para a melhora do processo de ensinoaprendizagem. A pesquisa foi impulsionada a partir da percepção de que as transformações na escola precisam ocorrer, especialmente, em relação às formas de avaliações, nas quais o aprendizado seja um processo de transformação para o educando. Na disciplina de Biologia, a avaliação precisa ser concebida como um suporte, para que o aluno progrida na aprendizagem, na construção do saber e no fortalecimento da autoestima do mesmo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar algumas concepções de avaliação no processo ensino/aprendizagem. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo, por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando-se da análise de conteúdo realizada em 50 Projetos Políticos Pedagógicos, de colégios da cidade de Curitiba, nos quais foram levantadas e analisadas as políticas de avaliação, de maneira geral, e em Biologia, de algumas escolas públicas de Curitiba. A partir do levantamento dos processos de avaliação em Biologia nas escolas, observou-se que nelas ainda se obedece ao paradigma classificatório, por meio de provas e notas, procedimentos que, de acordo com alguns teóricos, podem ser considerados excludentes. Constatou-se, também, que a questão da avaliação é multidimensional e precisa ser entendida como um auxílio para que os alunos possam ter uma aprendizagem mais significativa. A partir dos resultados da pesquisa efetuada das escolas amostradas, é que foram propostas algumas atividades de avaliação em Biologia, por meio das quais será possível mostrar algumas possibilidades alternativas no processo de avaliação, como metodologia de aprendizagem. Sendo assim, considera-se que um dos grandes desafios da educação atual consiste em construir novos caminhos para a avaliação, que deve ter um caráter comprometido com a aprendizagem da totalidade dos alunos. Palavras-chave: avaliação; aprendizagem; biologia; estudantes; professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to collaborate with the studies and discussions about evaluations in the teaching of biology in order to contribute to the improvement of the teaching-learning process. The research was driven from the perception that transformations in school need to occur, especially in relation to forms of assessment, in which learning is a process of transformation for the student. In the biology course, assessment needs to be designed as a support for the student to progress in learning, building knowledge and strengthening student's self-esteem. In this sense, the objective of this work was to investigate some conceptions of evaluation in the teaching / learning process. The methodology of this research is qualitative and quantitative, through bibliographic research using content analysis carried out in 50 Pedagogical Political Projects of schools in the city of Curitiba, in which was evaluated and analyzed the evaluation policies in general and in Biology of some public schools in Curitiba. From the survey of the evaluation processes in Biology in schools, it was observed that in these schools still obeys the classification paradigm, through tests and grades, procedures that according to some theorists, can be considered exclusionary. It was also found that the question of assessment is multidimensional and needs to be understood as an aid for students to have a more meaningful learning. From the results of the research carried out from the sampled schools, it is proposed some evaluation activities in Biology, through which it will be possible to show some alternative possibilities in the evaluation process as a learning methodology. Thus, it is considered that one of the great challenges of current education is to build new ways for assessment, which must be committed to the learning of all students. Keywords: evaluation; learning; biology; students; teacherspt_BR
dc.format.extent189 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleAvaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitbapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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