Show simple item record

dc.contributor.authorFelicissimo, Paulo Josépt_BR
dc.contributor.otherDalzoto, Patricia do Rociopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T17:31:48Z
dc.date.available2020-02-11T17:31:48Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65446
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Patrícia R. Dalzotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação PROFBIO – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 20/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As aulas sobre fungos no ensino médio representam um desafio aos professores, principalmente pelo pouco tempo destinado ao tema, bem como pela dificuldade em realizar aulas práticas em algumas escolas. Deste modo, conhecer as dificuldades dos professores e, a partir destas sugerir abordagens que tornem as aulas mais dinâmicas e interessantes, podem contribuir com o ensino de Biologia. Esse trabalho teve como objetivo, portanto, analisar um questionário respondido por 5 professores de Biologia da cidade de Itararé, SP, para saber como esses professores elaboram suas aulas e quais suas dificuldades. Em seguida, propor uma sequência didática que sugere a construção de um blog e um jogo didático, a fim de contribuir para a melhoria do ensino do tema fungos em escolas que apresentam escassez de materiais laboratoriais de biologia. As respostas dos questionários foram compiladas, visando identificar os pontos críticos e assim, propor alternativas para a elaboração das aulas. Foi elaborado um jogo da memória, abordando as principais características dos fungos e este foi incorporado a uma sequência didática. Foi possível constatar que, dentre as escolas onde os professores atuam, nenhuma possui laboratório de ciências, física, química e biologia, mas todos abordam o tema fungos com os estudantes; apenas uma escola possui microscópio, o que sugere que o tema fungos é abordado de forma superficial e teórica, devido à falta de materiais e espaço físico. Desta forma, a elaboração de um material didático sobre o tema fungos, destinado a estes professores, pode contribuir com a melhoria de suas aulas, resultando no maior interesse dos alunos e refletindo na aprendizagem dos mesmos. Palavras-chaves: Jogo da memória. Sequência didática. Fungos. Metodologias.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The classes of fungi in high school is a challenge for teachers, especially the short time for the topic, as well as the difficulty in conducting practical classes in some schools. Thus, knowing the difficulties of teachers and, from these, suggest approaches that make the classes more dynamic and interesting, can contribute to the teaching of biology. This study aimed, therefore, to analyze a questionnaire answered by five biology teachers in the city of Itararé, SP, to learn how these teachers prepare their classes and what their difficulties. Then propose a didactic sequence suggests building a blog and an educational game, in order to contribute to the improvement of fungi theme of teaching in schools that have a shortage of laboratory biology materials. The survey responses were compiled, to identify the critical points and thus to propose alternatives for the preparation of lessons. a memory game was developed, addressing the main characteristics of fungi and this has been incorporated into a didactic sequence. It was found that among the schools where teachers work, none has laboratory sciences, physics, chemistry and biology. But all deal with the subject fungi with students, only one school has microscope, suggesting that the issue is addressed fungi of superficial and theoretically, due to lack of materials and physical space. Thus, the development of educational material on the subject fungus, intended for these teachers, can contribute to the improvement of their classes, resulting in the best interest of the students and reflecting on learning of them. Keywords: Memory Game. Following teaching. Fungi. Methodologies.pt_BR
dc.format.extent[65] p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFungospt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleElaboração de jogo da memória e sequência didática sobre fungos destinados aos professores de biologia da Rede Estadual de Ensino de Itararé - SPpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record