Orçamento : ferramenta de gestão para auxílio na tomada de decisões no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP/PR, em Curitiba
Resumo
Resumo: A dinamicidade dos negócios tem evoluído rapidamente, levando as empresas em vários casos a alterarem seu formato de gerenciar, como também, a se postarem de uma forma diferenciada no mercado. O cenário dos negócios e muito rico em oportunidades e desafios. Fatores como abertura de mercado, vida curta dos produtos, tecnologia, exigem uma administração mais preparada com informações uteis para a tomada de decisões. Várias são as ferramentas estratégicas utilizadas pelos gestores para obterem os melhores resultados. Nesse caso especifico a presente pesquisa tem a pretensão de analisar a utilização do orçamento como ferramenta de gestão para auxílio na tomada de decisões. Tem como objetivo geral descrever o orçamento atual utilizado como ferramenta de gestão para auxílio na tomada de decisões no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop/PR, em Curitiba. Já como objetivos específicos pretende demonstrar a evolução e importância do orçamento no contexto atual; explicitar a operacionalização de conceitos, através das técnicas orçamentarias, permitindo a reflexão, analise e tomada de decisão; apresentar o papel e características do orçamento para as empresas; analisar as vantagens através do estudo de caso, que o orçamento pode proporcionar para o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop/PR envolvendo planejamento, execução e controle; descrever o processo atual do orçamento no Sescoop/PR e propor melhorias se necessário. Para atingir os objetivos propostos a metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica em livros especializados, com literatura exploratória e seletiva, além de pesquisas em artigos e consultas a internet. A revisão da literatura e fundamentação teórica constitui-se de pesquisa bibliográfica. Buscou-se através de um estudo de caso comprovar a importância da utilização da ferramenta do orçamento como um canal de melhoria de resultados por parte do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop, em Curitiba - Parana. Como sugestão de melhoria foi apresentado a utilização do método do PDCA, que esta fortemente ligado ao processo de resultados, produz um meio ordenado e estruturado que deve ser usado desde a fase de desenvolvimento e por todo seu ciclo, visando sempre o princípio da melhoria continua. E pelo ciclo PDCA que pode ser acompanhada a evolução e as transformações ocorridas em todas as etapas do processo e dos princípios do orçamento baseado.
Collections
- Contabilidade e finanças [640]