Controladoria na hotelaria
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o conceito e o enfoque da Controladoria enquanto área responsável por suprir os gestores com informações para otimizar o processo de decisão. A Controladoria e responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, suportando a tomada de decisões. Sua missão e zelar pela continuidade das organizações. As organizações são caracterizadas como sistemas abertos e dinâmicos, interagindo com outros num determinado ambiente, sendo necessária que o sistema mantenha um certo equilíbrio, ajustando-se as exigências ambientais. A atividade de controle, enquanto uma das atividades do processo de gestão empresarial, que e composto por planejamento, organização, execução e controle, tem por objetivos suprir as necessidades informacionais dos gerentes e monitorar de forma pró-ativa a performance dos diversos setores de uma organização. Para a realização deste monitoramento prévio, a Controladoria deve fazer uso de um sistema de planejamento e controle orçamentário que possibilite, através da apuração sistêmica do fluxo de informações gerenciais das organizações, projetar de forma agregada o resultado organizacional. Esta projeção agregada permitira otimizar o resultado da organização como um todo, ao contrário dos orçamentos tradicionais, que nada mais são do que limitadores de despesas setoriais.
Collections
- Controladoria [512]