Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Gedir de Oliveira, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Luciane dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T15:07:49Z
dc.date.available2020-02-13T15:07:49Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64354
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gedir de Oliveira Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 30/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A disciplina de Botânica para o Ensino Médio é vista pelos alunos como algo pouco interessante. Muitos consideram o assunto sem importância e complexo. Por esses motivos, acabam não se interessando e poucos se empenham em aprender o conteúdo. Outro motivo que gera desinteresse é a forma como as aulas são ministradas. Nesse contexto, os jogos vêm sendo utilizados para melhorar a fixação dos conteúdos de muitas disciplinas. O presente trabalho refere-se à construção de jogos didáticos para aplicação no Ensino Médio. Foram escolhidos quatro tipos de jogos: jogo de tabuleiro, bingo, jogo da memória e jogo de cartas. Todos os jogos trazem como tema os quatro grandes grupos de plantas e o que se espera com a aplicação dos mesmos sirvam como uma ferramenta de fixação de conteúdo. A intenção com a produção dos jogos é de que eles possam ser reproduzidos pelos professores para a utilização em suas salas de aula. Palavras-chave: instrumentalização, metodologia, melhoria no aprendizado, bingo, plantaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: High School Botany is seen by the students as an uninteresting discipline. Many consider the subject unimportant and complex and therefore do not show any interest in learning it. Another reason that makes it uninteresting is how classes are taught. In this context, the games have been used in many disciplines to help students in the process of learning. The present work refers to the elaboration of didactic games for High School students. Four types of games were chosen: board game, bingo, memory game and cards. All games are about the four major groups of plants. We expect that the games will help students memorize what they have learned. Moreover, the aim of this work is that teachers can reproduce these games in their classrooms. Keywords: instrumentalization, methodology, improvement in learning, bingo, plantspt_BR
dc.format.extent[45] p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectPlantaspt_BR
dc.titleUso de jogos didáticos no ensino de botânicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples