Comparação de competências motoras entre sexos em indivíduos pré púberes
Resumo
Resumo: O desenvolvimento motor é caracterizado pela evolução das capacidades motoras ao
longo do tempo, este processo sofre a influência de fatores biológicos relacionados a
crescimento e maturação, e fatores ambientais associados às experiências motoras
vivenciadas pelos indivíduos. Frente a isso, é fundamental que o profissional de
Educação Física que atua com crianças conhecer aspectos biológicos relacionados
ao desenvolvimento motor, a fim de ofertar a estes indivíduos, estímulos adequados
que contribuam positivamente para o desenvolvimento destes. Neste sentido, o
objetivo desta pesquisa é comparar habilidades motoras de indivíduos pré-púberes e
verificar em que período do desenvolvimento as diferenças motoras entre sexos são
observadas através de revisão literária. O resultado deste trabalho revelou que os
indivíduos pré-púberes apresentam déficit na avaliação das capacidades motoras
gerais. Ao comparar habilidades motoras entre sexos, percebeu-se que crianças mais
novas apresentam resultados similares, havendo disparidades significativas nas
habilidades motoras a partir dos 8 anos, progredindo de forma ascendente nos anos
seguintes. A literatura atribui este resultado a fatores socioculturais relacionados a
questões de gênero, em que os meninos recebem mais estímulos motores no contexto
familiar e escolar, onde também são percebidas algumas fragilidades quanto às aulas
de Educação Física.