dc.contributor.advisor | Piola, Thiago Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Kureke, Flavia Aparecida Garcia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T13:29:23Z | |
dc.date.available | 2019-10-01T13:29:23Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/63441 | |
dc.description | Orientador: Thiago Silva Piola | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O desenvolvimento motor é caracterizado pela evolução das capacidades motoras ao
longo do tempo, este processo sofre a influência de fatores biológicos relacionados a
crescimento e maturação, e fatores ambientais associados às experiências motoras
vivenciadas pelos indivíduos. Frente a isso, é fundamental que o profissional de
Educação Física que atua com crianças conhecer aspectos biológicos relacionados
ao desenvolvimento motor, a fim de ofertar a estes indivíduos, estímulos adequados
que contribuam positivamente para o desenvolvimento destes. Neste sentido, o
objetivo desta pesquisa é comparar habilidades motoras de indivíduos pré-púberes e
verificar em que período do desenvolvimento as diferenças motoras entre sexos são
observadas através de revisão literária. O resultado deste trabalho revelou que os
indivíduos pré-púberes apresentam déficit na avaliação das capacidades motoras
gerais. Ao comparar habilidades motoras entre sexos, percebeu-se que crianças mais
novas apresentam resultados similares, havendo disparidades significativas nas
habilidades motoras a partir dos 8 anos, progredindo de forma ascendente nos anos
seguintes. A literatura atribui este resultado a fatores socioculturais relacionados a
questões de gênero, em que os meninos recebem mais estímulos motores no contexto
familiar e escolar, onde também são percebidas algumas fragilidades quanto às aulas
de Educação Física. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Capacidade motora nas crianças | pt_BR |
dc.title | Comparação de competências motoras entre sexos em indivíduos pré púberes | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |