dc.contributor.advisor | Universidade Federal do Parana. Setor de Educação. | pt_BR |
dc.contributor.author | Simões, Flavia Vieira, 1996- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T20:06:25Z | |
dc.date.available | 2022-04-20T20:06:25Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/63027 | |
dc.description | Orientador : Geuza Cantanhêde da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Atualmente muito se tem falado em estratégias para inovar o ensinoaprendizagem e, com isso, os recursos didáticos estão cada vez mais inseridos nas aulas como uma proposta diferente. Particularmente, isso é importante nas aulas de Ciências devido às nomenclaturas e conceitos diversos da área. O ensino de Ciências passou por muitas mudanças ao longo dos séculos. O ensino tradicional é o comumente mais visto nas escolas, e por isso, os usos de diferentes estratégias busca diversificar essa realidade, a fim de desenvolver alunos mais interessados e envolvidos nas aulas. O objetivo geral do trabalho é realizar uma análise de como professores e alunos avaliam o uso dos recursos didáticos nas aulas de Ciências e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram alunos de duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública da cidade de Palotina/PR, e professores de Ciências do ensino público da mesma cidade. Além disso, foi ministrada uma aula de Ciências com uso de três recursos didáticos para verificar a percepção dos estudantes em uma aula dinâmica. A coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a eles, e de relatos sobre a aula ministrada. Essas informações foram posteriormente analisadas por gráficos e apresentação das respostas descritivas junto a reflexões. Professores e alunos indicaram aulas práticas, filmes e jogos como recursos mais utilizados. Foi evidenciado também que alunos e professores consideram o uso dessas estratégias como facilitadoras para o ensino de Ciências. Entretanto, a indisciplina dos alunos, a falta de tempo e a falta de materiais são fatores que fazem com que recursos didáticos não sejam usados frequentemente em aulas de Ciências.
Palavras-Chave: Recursos didáticos, ensino-aprendizagem, ensino de Ciências. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. : Digital. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ciencias da vida | pt_BR |
dc.title | Análise do uso de recurso didático em aulas de ciências no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |