• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise do uso de recurso didático em aulas de ciências no ensino fundamental II

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Flavia FINAL certo.pdf (2.206Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Simões, Flavia Vieira, 1996-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Atualmente muito se tem falado em estratégias para inovar o ensinoaprendizagem e, com isso, os recursos didáticos estão cada vez mais inseridos nas aulas como uma proposta diferente. Particularmente, isso é importante nas aulas de Ciências devido às nomenclaturas e conceitos diversos da área. O ensino de Ciências passou por muitas mudanças ao longo dos séculos. O ensino tradicional é o comumente mais visto nas escolas, e por isso, os usos de diferentes estratégias busca diversificar essa realidade, a fim de desenvolver alunos mais interessados e envolvidos nas aulas. O objetivo geral do trabalho é realizar uma análise de como professores e alunos avaliam o uso dos recursos didáticos nas aulas de Ciências e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram alunos de duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública da cidade de Palotina/PR, e professores de Ciências do ensino público da mesma cidade. Além disso, foi ministrada uma aula de Ciências com uso de três recursos didáticos para verificar a percepção dos estudantes em uma aula dinâmica. A coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a eles, e de relatos sobre a aula ministrada. Essas informações foram posteriormente analisadas por gráficos e apresentação das respostas descritivas junto a reflexões. Professores e alunos indicaram aulas práticas, filmes e jogos como recursos mais utilizados. Foi evidenciado também que alunos e professores consideram o uso dessas estratégias como facilitadoras para o ensino de Ciências. Entretanto, a indisciplina dos alunos, a falta de tempo e a falta de materiais são fatores que fazem com que recursos didáticos não sejam usados frequentemente em aulas de Ciências. Palavras-Chave: Recursos didáticos, ensino-aprendizagem, ensino de Ciências.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63027
    Collections
    • Bacharelado [58]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV