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dc.contributor.advisorPaixão, Dario Luiz Diaspt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Isadora Bortolan Fernandes, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-03T19:16:56Z
dc.date.available2019-09-03T19:16:56Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63017
dc.descriptionOrientador : Dario Luiz Dias Paixãopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Destinos inteligentes é um fenômeno recente dentro do turismo e sua conceituação ainda está em construção. O conceito de destino turístico inteligente se originou das cidades inteligentes, mas apresenta suas próprias características e individualidades. Apesar de ainda ser novidade, a discussão acerca dos destinos inteligentes cresceu muito nos últimos anos, devido ao avanço tecnológico e da internet. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar se Curitiba é ou um não um destino turístico inteligente. O tipo de pesquisa utilizado é a exploratória – para se obter mais conhecimento acerca do tema; bibliográfica e documental, a fim de construir embasamento teórico, qualitativa, para estudar suas particularidades e compreender este novo conceito, e por fim, se caracteriza também como estudo de caso: um de referência, utilizando a cidade de Seul, na Coreia do Sul, como modelo de destino inteligente comparativo, e Curitiba, a fim de verificar sua vocação enquanto destino turístico. A coleta de dados ocorreu em três etapas: pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Para a pesquisa documental, foram analisados planos, projetos e programas de ambas as cidades para verificar como suas iniciativas para se encaixar em pilares de destinos inteligentes estão sendo desenvolvidas, desde a perspectiva da metodologia criada pela Sociedad Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A. (SEGITTUR - Espanha): inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade, e pela metodologia desenvolvida por Gretzel: armazenamento de dados em big data, experiência inteligente, rede de negócios inteligente, destino inteligente. As entrevistas foram realizadas com seis organizações ligadas a área de turismo e tecnologia a fim de compreender a visão de especialistas sobre os eixos citados acima e ações e projetos desenvolvidas por ambas Curitiba e Seul. Os resultados de pesquisa evidenciaram que enquanto Seul se enquadra no modelo de destino turístico inteligente, Curitiba ainda não é um, e precisa se desenvolver mais, principalmente em tecnologia. Por fim, propõe-se o projeto em turismo que consiste no desenvolvimento de um aplicativo turístico multifunção, explorando a tecnologia da informação e comunicação como uma solução para um turismo mais inteligente na cidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Smart destinations is a recent phenomenon within tourism and it’s conceptualization is still under construction. The concept of smart destinations came from smart cities, but it has it’s own characteristics and individualities. Although the discussion about smart destinations is still new, it has grown a lot in recent years, due to technological advances and the internet. So, the present work aims to analyze whether Curitiba is or not a smart tourism destination. The research methodology used is exploratory – in order to obtain more knowledge about the subject; bibliographic and documental, in order to build theorical knowledge, qualitative, to study it’s particularities and to understand this new concept, and finally, it is also characterized as a case study: a reference one, using the city of Seoul, South Korea, as a model of smart destination, and Curitiba, to research and verify it’s vocation as a touristic destination. The data collection took place in three stages: bibliographical and documentary research and semi-structured interviews. For the documentary research, plans projects and programs of both cities were analyzed to verify how their initiatives to fit into pillars of smart destinations are being developed, from the perspective of the methodology created by the Sociedad Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A. (SEGITTUR – Spain): innovation, technology, sustainability and accessibility, and the methodology developed by Gretzel: big data storage, smart experience, smart business, smart destination. The interviews were conducted with six organizations related to tourism and technology, in order to understand the vision of experts on the pillars mentioned above and the actions and projects developed by both Curitiba and Seoul. Research results have shown that while Seoul fits into the smart destination model, Curitiba is still not one, and needs to improve more, especially in technology. Finally, the tourism project was proposed, which consists on the development of a multifunction tourism app, exploring information and communication technology as a solution for smarter tourism in the city.pt_BR
dc.format.extent145 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo sustentávelpt_BR
dc.subjectArquitetura sustentávelpt_BR
dc.titleOs destinos turísticos inteligentes : um estudo em Seul, Coreia do Sul e Curitiba, Paranápt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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