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dc.contributor.advisorBezerra, Deise Maria Fernandes, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.creatorCarvalho, Elisa Maria Andradept_BR
dc.date.accessioned2023-03-08T15:20:39Z
dc.date.available2023-03-08T15:20:39Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62997
dc.descriptionOrientador : Deise Maria Fernandes Bezerrapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O turismo esportivo quando praticado como uma atividade de lazer alia os benefícios do esporte ao prazer das viagens. Para garantir sua sustentabilidade, seu planejamento deve estar relacionado a qualidade de vida, elemento que Curitiba tem como parte da sua imagem no turismo. Deste modo, o presente trabalho teve o objetivo de analisar como Curitiba pode empregar o esporte como atividade de lazer no seu marketing turístico. A metodologia da pesquisa escolhida foi a exploratória, porque buscou proporcionar maior familiaridade com o problema, aprimorando ideias; através das técnicas bibliográfica, documental e entrevista; e de natureza qualitativa, por fazer uma análise temática. A coleta de dados ocorreu em três etapas: levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas parcialmente estruturadas. Para a pesquisa documental, foram analisados o Plano Diretor de Curitiba, a Política Municipal de Turismo, o Plano Municipal de Turismo e o Plano de Marketing Turístico, enquanto as entrevistas foram realizadas com o Instituto Municipal de Turismo, o Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, com objetivo de identificar como o esporte é divulgado como uma atividade de lazer para o turista e levantar e avaliar a oferta e demanda de Curitiba como destino para turismo esportivo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que Curitiba tem vocação de eventos e espaços para o turismo esportivo, mas ele ocorre atualmente de forma espontânea com ações esporádicas de promoção no marketing turístico, portanto para desenvolvê-lo serão necessários articulação e investimento. Por fim, apresentou-se o projeto de turismo intitulado "Você vai querer vir correndo pra cá: uma estratégia para o marketing turístico" com o objetivo de planejar a inserção do turismo esportivo como parte da experiência do destino turístico de Curitiba nas ações de marketing turístico para atrair e atender uma demanda de turistas que busca a participação e prática de esportes como uma atividade de lazer.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Sports tourism when practiced as a leisure activity combines the benefits of sports with the pleasure of travelling. In order to guarantee its sustainability, its planning must relate to quality of life, element that Curitiba has as a part of its image in tourism. Therefore, the present work had the objective of analysing how Curitiba can use the sport as leisure activity in its tourist marketing. The methodology chosen for the research was the exploratory one, seeking to provide greater familiarity with the problem, improving ideas; through bibliographical, documentary and interview techniques; and of the qualitative nature, in a thematic analysis. The data collection took place in three stages: bibliographical revision, documentary research and partially structured interviews. For documentary research, the Master Plan of Curitiba, the Municipal Tourism Policy, the Tourism Municipal Plan, and the Tourism Marketing Plan were analysed, while the interviews were carried out with the Municipal Institute of Tourism, the Curitiba, Region and Coastline Convention & Visitors Bureau and with the Municipal Secretary of Sport, Leisure and Youth, aiming to identify how the sport is publicized as a leisure activity for tourists and to raise and evaluate the supply and demand of Curitiba as a destination for sports tourism. The results of the research showed that Curitiba has a predilection for sports tourism on events and spaces, but it is currently occurring spontaneously with sporadic promotional actions in tourism marketing, so developing it requires articulation and investment. Finally, we present the tourism project entitled "You’ll want to come running: a strategy for tourism marketing" with the objective of planning the insertion of sports tourism as part of the experience of the tourist destination of Curitiba in the marketing actions tourism to attract and comply with a demand of tourists that seeks the participation and practice of sports as a leisure activity.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEsportes e turismopt_BR
dc.title"Você vai querer vir correndo pra cá" : o turismo esportivo como uma estratégia para o marketing turístico de Curitiba/PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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