Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaixão, Dario Luiz Diaspt_BR
dc.contributor.authorLima, Cristiana Lis das Chagas, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-03T12:09:11Z
dc.date.available2019-09-03T12:09:11Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62961
dc.descriptionOrientador : Dario Luiz Dias Paixãopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Humanas,, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho refere-se à identificação de estratégias gerenciais visando a maximização de receitas e ocupação no Nomaa Hotel, localizado em Curitiba, Paraná. A metodologia consiste em dois tipos de pesquisa: primeiramente exploratória, buscando embasamento no que diz respeito a termos específicos da hotelaria como hotéis boutique e revenue management, bem como meios de gestão e marketing do setor estudado, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Posteriormente, em pesquisa descritiva, foi realizado um estudo de caso, no qual as características do objeto estudado (Nomaa Hotel) foram identificadas e analisadas, através de entrevistas com gestores do empreendimento, aliado a entrevista com a Revenue Manager de uma rede de hotéis de Curitiba (PR) e, também, com um profissional com vasta experiência na área que atua prestando consultoria a empresas do ramo turístico. A partir disso, os dados obtidos foram confrontados para uma análise e discussão de resultados, buscando levantar formas que possibilitem a identificação de estratégias gerenciais que objetivem o aumento de receitas e ocupação considerando a visão e propósitos dos gestores do empreendimento. Decorrente da pesquisa inicial, foi proposto a utilização de um aplicativo que é capaz de auxiliar a gestão de pequenos empreendimentos ou mesmo familiares, desenvolvido pela pesquisadora – através do levantamento de dados obtidos durante a pesquisa -, e a capacitação de seus colaboradores para que fosse viável adotar um sistema de revenue management sem a necessidade de altos investimentos e que fossem incompatíveis com a realidade do hotel.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The following work refers to the identification of management strategies aimed at maximizing revenues and occupancy at Nomaa Hotel, located in Curitiba, Paraná. The methodology consists of two types of research: first exploratory, searching for specific terms of the hotel industry as boutique hotels and revenue management, as well as means of management and marketing of the sector studied, through bibliographical and documentary research. Subsequently, in a descriptive research, a case study was carried out, in which the characteristics of the object studied (Nomaa Hotel) were identified and analyzed through interviews with managers of the project, together with the interview with a Revenue Manager of a hotel chain in Curitiba (PR) and with a professional with extensive experience in the area that acts as a consultant to tourism companies. From this, the data obtained were analyzed for an analysis and discussion of results, seeking to develop ways that allow the identification of management strategies that aim to increase revenue and occupation considering the vision and purposes of the managers of the enterprise. Because of the initial research, it was proposed to use a mobile app that can assist the management of small enterprises or even family, developed by the researcher - through the collection of data obtained during the research - and the training of its collaborators to be feasible to adopt a system of revenue management without the necessity of high investments and that were incompatible with the reality of the hotel.pt_BR
dc.format.extent109 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Administraçãopt_BR
dc.subjectHotéis - Marketingpt_BR
dc.titleRevenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples