• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Teses
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Teses
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A música sacra e religiosa de Albert Nepomuceno (1864-1920) : estilo e intertextualidade

    Thumbnail
    View/Open
    R - T - THIAGO PLACA TEIXEIRA.pdf (66.12Mb)
    Date
    2019
    Author
    Teixeira, Thiago Plaça, 1985-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Nepomuceno, Alberto, 1864-1920
    Música sacra
    Musica sacra - Brasil
    Compositores brasileiros
    Música
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese Digital
    Abstract
    Resumo: A presente pesquisa tem por objeto principal a música sacra e religiosa do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920), a qual consiste em 16 peças musicais: (1) Cloches de Noël, (2) Offertoire, (3) Canto nupcial, (4) Ave Maria (texto de X. Silveira Jr.), (5) Ingemisco, (6) Ave Maria, (7) O salutaris hostia (canto e órgão), (8) Em Bethleem, (9) Canto fúnebre, (10) Ave Maria (texto de J. Galeno), (11) Panis angelicus, (12) Ecce panis angelorum, (13) O salutaris hostia (coro e órgão), (14) Tantum ergo, (15) Missa a duas vozes e (16) Invocação à Cruz. Tratase de uma parcela do repertório produzido por Nepomuceno que praticamente não havia recebido um tratamento musicológico específico que a contextualizasse dentro da produção mais ampla da música sacra católica do final do século XIX e início do século XX. Utilizou-se um duplo marco teórico para a abordagem analítica das peças, o estilo (replicação de modelos a partir de escolhas feitas dentro de um campo de restrições) e a intertextualidade (gama de possíveis relações de semelhança entre obras distintas) musicais, elaborando-se, então, um modelo analítico segundo o qual se visa estabelecer: (1) os antecedentes de cada obra, (2) o modelo pré-composicional, a partir da legislação eclesiástica pertinente (3) e os procedimentos compositivos que, nos diferentes âmbitos musicais (som, harmonia, melodia, ritmo, forma e relação com o texto), configurem um eventual estilo sacroreligioso do compositor em questão. As análises realizadas identificaram: a existência de três categorias distintas no repertório em questão; o alinhamento geral das obras sacras às regulamentações estabelecidas pelas autoridades eclesiásticas; a presença de categorias de intertextualidade musical em relação a obras produzidas dentro do chamado movimento cecilianista e a exemplares do oratório europeu do século XIX; e a existência de procedimentos compositivos que se mostraram constantes nas diferentes peças, sobretudo no âmbito da estruturação formal e sua relação com as texturas vocais. Palavras-chave: Alberto Nepomuceno. Música sacra e religiosa. Análise musical. Estilo e intertextualidade.
     
    Abstract: The present research has as its principal object Alberto Nepomuceno's sacred and religious music, which consists of 16 musical pieces: (1) Cloches de Noël, (2) Offertoire, (3) Canto nupcial, (4) Ave Maria (Silveira Jr's lyrics), (5) Ingemisco, (6) Ave Maria, (7) O salutaris hostia (voice and organ), (8) Em Bethleem, (9) Canto fúnebre, (10) Ave Maria (Galeno's lyrics), (11) Panis angelicus, (12) Ecce panis angelorum, (13) O salutaris hostia (choir and organ), (14) Tantum ergo, (15) Missa a duas vozes e (16) Invocação à Cruz. This is a amount of Nepomuceno's work that still hadn't received a specific musicological approach that place it within the context of catholic music of nineteenth and twentieth centuries. A double theoretical framework was used in the musical analysis, style (replication of patterning within a set of constraints) and intertextuality (range of similarity relations between musical works). A analytical model was devised that allows identifying (1) the antecedents of each work; (2) the pre-compositional model from the ecclesiastical documents on sacred music; and (3) the compositional techniques that, in the differents musical attributes (sound, harmony, melody, rhythm, form and text), define a sacred/religious style in the Nepomuceno's music. The analyses indicated the existence of three categories in the repertory; the alignment to ecclesiastical rules; the presence of musical intertextual categories with regard to works composed in the cecilianist movement and to European oratories of nineteenth century; and replicated compositional procedures, mainly regarding formal structure and vocal textures. Keywords: Alberto Nepomuceno. Sacred and religious music. Musical analysis. Style and intertextuality.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62709
    Collections
    • Teses [33]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV