O ensino de astronomia em uma abordagem interdisciplinar no ensino médio : potencialidades para a promoção da alfabetização científica e tecnológica
Resumo
Resumo: Com base no panorama atual de uma sociedade permeada pela Ciência e pela Tecnologia, e frente a um ensino de Ciências predominantemente memorístico, tradicional e puramente disciplinar, o presente estudo teve como objetivo investigar as potencialidades de uma sequência didática de Ensino de Astronomia, em uma perspectiva interdisciplinar no Ensino Médio para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica dos estudantes, em uma escola pública da região central de Curitiba. A sequência didática compreendeu oito encontros consecutivos, de 50 minutos cada, que ocorreram ao longo de quatro semanas, durante as aulas de Química. Esta sequência foi elaborada a partir da temática de viagem tripulada para Marte, envolvendo conceitos e discussões de Química, Biologia, contextos filosóficos e históricos, representações artísticas e lúdicas, além de questões referentes à História e Filosofia da Ciência, Natureza da Ciência e Natureza da Tecnologia. Para o desenvolvimento destas aulas, foi proposta a utilização de recursos didáticos como vídeos, poemas, músicas, jogos e leitura de reportagens. Esta investigação caracterizou-se como um trabalho de cunho qualitativo, baseado em uma pesquisa interventiva (DAMIANI et al., 2013; TEIXEIRA; MEGID NETO, 2017) realizada a partir do desenvolvimento da sequência didática e da análise das transcrições dos áudios das aulas, diários de bordo espacial e atividades textuais produzidas pelos estudantes ao longo das aulas. Os participantes foram os estudantes de uma turma de 1º ano do Ensino Médio regular, do período matutino. A análise de dados ocorreu a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007), tendo como categorias a priori os parâmetros de Alfabetização Científica (AC) de Shen (1975): Prática, Cívica, Cultural; e os parâmetros de Alfabetização Científica e Tecnológica de Bocheco (2011): AC Prática, AC Cívica, AC Cultural, AC Profissional, AT Prática, AT Cívica, AT Cultural. A sequência didática em questão foi elaborada com foco em todas estas categorias, apresentando um forte caráter Cívico, tanto científico quanto tecnológico. Foi possível observar, a partir da análise dos dados, que a sequência didática contemplou todas as categorias de Alfabetização Científica e Tecnológicas e promoveu um ambiente para discussões de caráter interdisciplinar e de conscientização e tomada de decisão por parte dos educandos. Além disso, notouse nas falas e atividades textuais dos estudantes uma maior incidência de categorias de AC em detrimento da AT, devido principalmente às concepções restritas e a visão de desenvolvimento linear, ainda muito arraigada nos educandos. Esse fator indica, portanto, um caminho para que estas discussões sejam aprofundadas e investigadas sob outras perspectivas. Palavras chave: Ensino de Ciências, Sequência Didática, Ensino Médio, Ensino de Astronomia, ACT, Interdisciplinaridade. Abstract: Based on the current panorama of a society by Science and Technology, and in face of a predominantly memoristic, tradicional and purely disciplinar Science teaching, the presente study had the objective of investigating the potentialities of a following teaching of Astronomy, in an interdisciplinar perspective in High School to the promotion of Science and Technological Literacy to the students, to the 1st year High School, in a public school of downtown in Curitiba. The following teaching comprised eight meetings, of 50 minutes each one, that occured along four weeks, in the Chemistry classes. This following teaching was elaborated from the thematic of a crew trip to Mars, envolving concepts and discussions of Chemistry and Biology, philosofical and historic contexts, playful and artistic representations, besides questions reffering to History and Philosophy of Science, Nature of Science and Nature of Technology. To the development of these classes, it was proposed the use of didactic resources as videos, poems, songs, games and the reading of reports. This investigation is characterized as a work of qualitative nature, based in an interventive research (DAMIANI et al., 2013; TEIXEIRA; MEGID NETO, 2017), realized from the development of the following teaching and the analysis of the transcription of the audio record of the classes, spacial logbook and writing activities made by the students along the classes. The participants were students of a 1st year of regular High School class, of the morning period. The data analysis occured based on the Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2007), having as a priori categories the parameters of Science Literacy (SL) of Shen (1975): Pratical, Civic, Cultural, and the parameters of Science (SL) and Technological (TL) Literacy of Bocheco (2011): Pratical SL, Civic SL, Cultural SL, Professional or Economic SL, Pratical TL, Civic TL and Cultural TL. This following teaching was elaborated focusing all of these categories, presenting a strong Civic feature, both cientific and technological. It was possible to observe, from the data analysis, that the following teaching contemplated all of the Science and Technological categories and promoved an space for interdisciplinar discussions and for awareness and decisionmaking by the students. Besides this, it was noted, in the student's words and textual activities a higher incidence of SL categories in the detriment of TL, due mainly to the restricted conceptions and the view of linear development, still very ingrained in the students. This fator indicates, therefore, a path for what new discussions can be deepen and investigated from other perspectives. Key words: Science Teaching, Following Teaching, High School, Astronomy teaching, STL, interdisciplinarity.
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