dc.contributor.advisor | Porto, Marcelo, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.author | Henklein, Rafael, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T15:18:05Z | |
dc.date.available | 2019-05-06T15:18:05Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60600 | |
dc.description | Orientador: Marcelo Porto | pt_BR |
dc.description | Resumo: A partir de 2014, a presença de professores e estudantes surdos cresceu
significativamente, principalmente com a criação do curso de Licenciatura em
Letras Libras. A política nacional de educação inclusiva assegura a educação
bilíngue para surdos, garantindo que a comunicação e ensino sejam realizados
em língua brasileira de sinais (Libras), como primeira língua e português escrito
como segunda língua. Embora a presença de tradutores intérpretes de Libras
em sala de aula seja assegurada para o acompanhamento das aulas, existem
inúmeras situações em que há barreiras de acesso à informação devido ao fato
de apenas a língua portuguesa ser contemplada nos canais de comunicação
institucionais da UFPR, incluindo a biblioteca. Este artigo tem o objetivo de
conhecer as demandas de acessibilidade em Libras no Sistema de Bibliotecas –
Sibi UFPR para surdos nos níveis de graduação. Os procedimentos
metodológicos envolveram a pesquisa bibliográfica nas áreas dos Estudos
Surdos em Educação e políticas de inclusão para surdos. Foi utilizado
questionário bilíngue como instrumento de coleta de dados junto aos graduandos
do curso de Letras Libras para levantar as demandas de acessibilidade
linguística para acesso à informação no Sistema de Biblioteca -SIBI da UFPR.
Os resultados mostram falhas na oferta de condições de acessibilidade e no
fornecimento de um acesso prioritário aos surdos. Esta pesquisa demonstra a
necessidade de formação básica na Língua de sinais para colaboradores na
UFPR, incluindo de tradução Libras no site. Resultado os dados que
descobrimos problema acessilidades linguísticos e faltamos de materiais visuais
da UFPR. | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf application/daisy | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | pt_BR |
dc.subject | Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade - Avaliação | pt_BR |
dc.title | Educação bilíngue para surdos no ensino superior : acesso à informação no Sistema de Bibliotecas UFPR | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |