Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPorto, Marcelo, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorHenklein, Rafael, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.date.accessioned2019-05-06T15:18:05Z
dc.date.available2019-05-06T15:18:05Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60600
dc.descriptionOrientador: Marcelo Portopt_BR
dc.descriptionResumo: A partir de 2014, a presença de professores e estudantes surdos cresceu significativamente, principalmente com a criação do curso de Licenciatura em Letras Libras. A política nacional de educação inclusiva assegura a educação bilíngue para surdos, garantindo que a comunicação e ensino sejam realizados em língua brasileira de sinais (Libras), como primeira língua e português escrito como segunda língua. Embora a presença de tradutores intérpretes de Libras em sala de aula seja assegurada para o acompanhamento das aulas, existem inúmeras situações em que há barreiras de acesso à informação devido ao fato de apenas a língua portuguesa ser contemplada nos canais de comunicação institucionais da UFPR, incluindo a biblioteca. Este artigo tem o objetivo de conhecer as demandas de acessibilidade em Libras no Sistema de Bibliotecas – Sibi UFPR para surdos nos níveis de graduação. Os procedimentos metodológicos envolveram a pesquisa bibliográfica nas áreas dos Estudos Surdos em Educação e políticas de inclusão para surdos. Foi utilizado questionário bilíngue como instrumento de coleta de dados junto aos graduandos do curso de Letras Libras para levantar as demandas de acessibilidade linguística para acesso à informação no Sistema de Biblioteca -SIBI da UFPR. Os resultados mostram falhas na oferta de condições de acessibilidade e no fornecimento de um acesso prioritário aos surdos. Esta pesquisa demonstra a necessidade de formação básica na Língua de sinais para colaboradores na UFPR, incluindo de tradução Libras no site. Resultado os dados que descobrimos problema acessilidades linguísticos e faltamos de materiais visuais da UFPR.pt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/daisypt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)pt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.subjectAcessibilidade - Avaliaçãopt_BR
dc.titleEducação bilíngue para surdos no ensino superior : acesso à informação no Sistema de Bibliotecas UFPRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples