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    Gestão de pessoas no serviço público : programa de integração para docentes ingressantes do campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná

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    R - E - LUCIANE FATIMA ALVES.pdf (45.89Mb)
    Date
    2019
    Author
    Alves, Luciane Fátima
    Metadata
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    Subject
    Universidades e faculdades - Administração de pessoal
    Cultura organizacional
    Serviço Público - Administração de pessoal
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Toda e qualquer organização, seja ela pública ou privada, é feita de pessoas. Suas atividades, seus objetivos, seus resultados, positivos ou negativos, tudo, acontece a partir das ideias e ações de todos os indivíduos que a compõe, sejam de seus gestores ou daqueles que executam as mais simples e rotineiras atividades. A gestão de pessoas tem sido fundamental para gerir os membros dentro das instituições, motivando-os, de forma individual e coletiva. Um dos grandes desafios para os colaboradores surge já no momento do início de suas atividades, visto que a ansiedade diante do desconhecido pode influenciá-los de forma negativa em sua motivação, e, consequentemente, no desenvolvimento de sua função. Conhecer a cultura organizacional é um fator relevante para minimizar quaisquer danos que este tipo de situação possa causar, pois é ela que define a personalidade da instituição. Ou seja, é através dela que se aprende quais são suas crenças, seus valores, seus costumes, suas práticas, suas normas, seus procedimentos e seus objetivos, e, inclusive, o seu papel dentro da sociedade. Por isso, a integração à cultura organizacional deve ser uma prática desenvolvida já no momento do ingresso de seus membros, cabendo, principalmente à gestão de pessoas, a elaboração e aplicação de ações que visem facilitar este processo. Este estudo buscou propor um programa de integração para os novos servidores, especificamente da carreira docente, do Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná. E para isso, foi realizada uma pesquisa com os professores que ingressaram no campus a partir do ano de 2017, com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre as atuais ações de integração realizadas no órgão. A partir da análise deste diagnóstico, foi possível identificar as dificuldades encontradas pelo público-alvo da pesquisa, e assim, propor ações para sanar estes problemas. Em conjunto, estas ações compõem a proposta técnica do programa de integração, através da qual se espera melhorar o processo de ambientação destes profissionais, de forma a auxiliá-los a compreender melhor o novo ambiente em que estão inseridos, motivando-os a buscar, junto com a instituição, o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para qualificar o serviço prestado e, assim, beneficiar seus usuários e os alunos, que, dentro da instituição, representam a sociedade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60589
    Collections
    • Gestão de organizações públicas [117]

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