A Participação das Famílias no Conselho de Classe
Abstract
Resumo : O presente estudo trata da participação das famílias no Conselho de Classe na escola. Reunir o coletivo dos interessados pelo processo ensino aprendizagem que são os pais ou responsáveis dos alunos, os professores, os gestores educacionais e os próprios alunos, fomenta a participação. Em períodos determinados e estratégicos, reúnem-se para discutir sobre as dificuldades e avanços dos alunos. Também, os conteúdos trabalhados e os métodos que surtiram efeitos assim como aqueles que não obtiveram ou não resultaram em aprendizagens. Portanto, a questão norteadora do presente estudo é: Qual a importância da parceria entre escola e família no Conselho de Classe? O principal objetivo desse estudo é formar uma parceria entre família e escola a partir da participação no Conselho de Classe. Os objetivos específicos são: fomentar a participação das famílias no Conselho de Classe. Participar ativamente no Conselho de Classe. Interferir ativamente para a melhoria da prática pedagógica. Aumentar a participação da família nos Conselhos de Classe realizados no Colégio. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica com trabalho de campo abordando-se o questionário. O Conselho de Classe é uma ferramenta pedagógica que ao ser utilizada eficazmente promove mudanças na prática pedagógica e beneficia o aluno em suas aprendizagens.