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dc.contributor.advisorVicente, Afonso Ricardo Palomapt_BR
dc.contributor.authorNogueira, Mariana Paula Alves, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-25T15:01:45Z
dc.date.available2019-07-25T15:01:45Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60581
dc.descriptionOrientador : Afonso Ricardo Paloma Vicentept_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Em tempos de crise econômica e queda nas receitas públicas, aumentou-se a necessidade da redução da ineficiência das instituições públicas, dentre elas, o IBGE. Para se compreender o problema foi realizada revisão bibliográfica de temas relacionados ao comportamento organizacional e ao sistema de produção enxuta, a leitura de relatório do Governo destinado a apresentar uma fotografia dos desafios e soluções para o governo seguinte, e uma análise do sistema de avaliação de desempenho atual do IBGE, comparando-o ao que seria ideal segundo os estudiosos. Constatando-se que uma das principais fontes de ineficiência do setor público é a baixa produtividade de seus servidores, e a produtividade é resultado principalmente da motivação e atitude do trabalhador, este trabalho propõe como solução a adoção de um Programa de Promoção de Cultura de Eficiência, elaborado a partir do Método Ob Mod. Considerando-se que duas das principais causas de insatisfação com o trabalho segundo as Teorias Contemporâneas de Motivação são a falta de relação entre desempenhorecompensa dos sistemas atuais de avaliação de desempenho e a falta de indicadores objetivos para subsidiar as tomadas de decisão do setor de gestão de pessoas, a principal estratégia de ação do programa é a utilização de um indicador de desempenho objetivo, que permita a conexão subjetiva do desempenho do servidor com o objetivo institucional, e indique o comportamento desejado, no caso, a de redução dos desperdícios. O Indicador de Contribuição do Servidor ao Serviço público (ICSS) foi então elaborado baseado na Análise Total de Desperdícios de Taiichi Ohno, que considera desperdício todo movimento/tempo do trabalhador gasto em atividades que não agregam valor, e validado a partir de sua aplicação aos dados frequência e afastamentos do Io semestre de 2018 de 77 servidores da sede da Unidade Estadual do IBGE do Paraná. O teste adaptado aos dados disponíveis demonstrou a existência de uma taxa de desperdício de 14,20% na amostra analisada, constatou uma baixa correlação entre as notas de avaliação e o desempenho efetivo e identificou 16 servidores com baixa produtividade. As demais estratégias de ação foram baseadas no ICSS e constituem-se na divulgação dos resultados setoriais como forma de garantia da transparência do processo; no estabelecimento de um plano de recompensas financeiras e simbólicas dos servidores produtivos; e no monitoramento das causas de improdutividade e dos servidores com baixo desempenho por meio de uma ficha de diagnóstico. Por fim, foram levantados e descritos todos os recursos necessários, os prazos de implantação e os riscos ao sucesso do programa.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectEficiencia (Serviço publico)pt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.titleA promoção de uma cultura organizacional voltada à eficiência a partir de um indicador de desempenho baseado no Modelo de Análise Total do Desperdício de Ohnopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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