Gestão de documentos na administração pública da Prefeitura Municipal de Rio Negro/PR
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Data
2019Autor
Rodrigues, Tatiane Izabele Schenoveber
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Resumo : O objetivo deste estudo é formular políticas de Gestão de Documentos na Prefeitura Municipal de Rio Negro/PR, através da proposta de implantação de instrumentos como o Plano de Classificação de Documentos - PCD, Tabela de Temporalidade - TTD e a constituição de uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD, permitindo o controle e a segurança das informações produzidas e recebidas, até março de 2019. Assim como identificar os principais desafios encontrados pelos servidores quanto ao acúmulo da massa documental decorrente da falta de normas que regulamentam a eliminação segura de documentos sem causar prejuízo à administração pública. A pesquisa foi caracterizada como descritiva e bibliográfica. O instrumento da pesquisa é de origem qualitativa e quantitativa, onde se constitui de questionários que foram entregues aos servidores e a observação da atual metodologia utilizada na gestão de documentos. Os dados coletados através de questionário e do levantamento bibliográfico sobre o tema conclui que a participação dos servidores e gestores na elaboração e implantação dos instrumentos de gestão documental são de grande relevância para a administração pública, sendo necessário os servidores conhecerem a estrutura funcional da organização para entender a aplicabilidade dos instrumentos e executá-los de maneira eficiente, tornando mais transparentes e acessíveis as informações produzidas e recebidas, assim como a redução de custos com armazenamento e principalmente servindo como instrumento de tomada de decisões pela administração pública.