• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Alimentação saudável na escola : um projeto de intervenção

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MICHELLE BERNARDINO CAMARGO PANIZO.pdf (411.4Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Panizo, Michelle Bernardino Camargo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Introdução: Nesses últimos anos a sociedade vem sofrendo várias mudanças culturais e tecnológicas que tem refletido de forma negativa e preocupante na qualidade de vida das famílias. Devido aos inúmeros afazeres e compromissos, está cada vez mais difícil a família se reunir a mesa para fazer as refeições, principalmente as saudáveis. Pela falta de tempo opta-se em alimentos de fast food, congelados e industrializados, sendo que, o consumo em excesso desses alimentos futuramente acarretará sérios danos à saúde, como por exemplo, problemas cardiovasculares e a obesidade infantil. A escola como instituição de ensino que acolhe as crianças para desenvolver diferentes aprendizagens, é o local ideal para o desenvolvimento de ações que promovam a saúde. Objetivo: reduzir o consumo de produtos industrializados entre os alunos do 1º ano do ensino fundamental. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção pedagógica realizada com alunos de 1º ano, na Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz, onde se deu o ínicio com uma sondagem através de um questionário direcionado aos pais, para conhecer principais hábitos alimentares da família. Em seguida foram desenvolvidas várias etapas do projeto com ações educativas como elaboração de gráficos, leitura de história, confecção coletivamente de uma pirâmide alimentar, simulação de compras em supermercado, palestras com orientações sobre alimentos saudáveis e os malefícios causados pelo consumo de alimentos industrializados. Resultados: No decorrer do desenvolvimento das etapas dessa do projeto, foi possível observar o interesse e a mudança dos hábitos alimentares tanto em casa quanto na escola e consequentemente a melhoria na qualidade de vida. Discussão: Desenvolver estratégias que sensibilizem a importância de incluir alimentos saudáveis no dia a dia deve ser uma ação contínua entre escola e família, visando a promoção da saúde. Considerações: Com base nos relatos dos pais e professores, constatou-se que é possível sim criar e adquirir novos hábitos alimentares, incluindo alimentos saudáveis que irão contribuir na promoção e manutenção da saúde, prevenindo doenças e sobrepeso.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59570
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [319]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV