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dc.contributor.authorPanizo, Michelle Bernardino Camargopt_BR
dc.contributor.otherBoller, Shirley, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:29:34Z
dc.date.available2020-03-05T17:29:34Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59570
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Shirley Bollerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Introdução: Nesses últimos anos a sociedade vem sofrendo várias mudanças culturais e tecnológicas que tem refletido de forma negativa e preocupante na qualidade de vida das famílias. Devido aos inúmeros afazeres e compromissos, está cada vez mais difícil a família se reunir a mesa para fazer as refeições, principalmente as saudáveis. Pela falta de tempo opta-se em alimentos de fast food, congelados e industrializados, sendo que, o consumo em excesso desses alimentos futuramente acarretará sérios danos à saúde, como por exemplo, problemas cardiovasculares e a obesidade infantil. A escola como instituição de ensino que acolhe as crianças para desenvolver diferentes aprendizagens, é o local ideal para o desenvolvimento de ações que promovam a saúde. Objetivo: reduzir o consumo de produtos industrializados entre os alunos do 1º ano do ensino fundamental. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção pedagógica realizada com alunos de 1º ano, na Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz, onde se deu o ínicio com uma sondagem através de um questionário direcionado aos pais, para conhecer principais hábitos alimentares da família. Em seguida foram desenvolvidas várias etapas do projeto com ações educativas como elaboração de gráficos, leitura de história, confecção coletivamente de uma pirâmide alimentar, simulação de compras em supermercado, palestras com orientações sobre alimentos saudáveis e os malefícios causados pelo consumo de alimentos industrializados. Resultados: No decorrer do desenvolvimento das etapas dessa do projeto, foi possível observar o interesse e a mudança dos hábitos alimentares tanto em casa quanto na escola e consequentemente a melhoria na qualidade de vida. Discussão: Desenvolver estratégias que sensibilizem a importância de incluir alimentos saudáveis no dia a dia deve ser uma ação contínua entre escola e família, visando a promoção da saúde. Considerações: Com base nos relatos dos pais e professores, constatou-se que é possível sim criar e adquirir novos hábitos alimentares, incluindo alimentos saudáveis que irão contribuir na promoção e manutenção da saúde, prevenindo doenças e sobrepeso.pt_BR
dc.format.extent24 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleAlimentação saudável na escola : um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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