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dc.contributor.advisorRoglio, Karina de Dea, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorVillar, Eduardo Guedespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-02T20:29:20Z
dc.date.available2019-04-02T20:29:20Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59457
dc.descriptionOrientadora: Karina De Déa Rógliopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais e Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 21/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências; p. 158-167pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa o meu objetivo consiste em compreender, a partir de uma ontologia relacional e de uma mentalidade performativa, o processo decisório organizacional. Revisei a literatura de teoria ator-rede, processo decisório e performatividade, para desenvolver uma mentalidade performativa para problematizar os pressupostos de racionalidade, consequencialidade, estruturalismo/voluntarismo, os quais apresentam-se arraigados nesse campo de estudos. Fui em busca de explicações que respeitassem a simetria generalizada, o agnosticismo do observador e a possibilidade de livre associação e, para tanto, desenvolvi esta pesquisa em um paradigma pós-estrutural, na medida em que combinei a ontologia relacional e a visão descentralizada da agência. Na proposta de uma mentalidade performativa para o processo decisório propus a ressignificação do entendimento ontológico e teórico de elementos tidos como certo nas abordagens anteriores, como a decisão, o processo decisório e a atuação do decisor. Em termos metodológicos estudei por quase 3 (três) anos os atuantes envolvidos em um negócio social. Para isso, adotei uma postura etnográfica de pesquisa, em que rastreei os atores em seu dia a dia, além da realização de entrevistas e observação de reuniões. Por meio de um raciocínio abdutivo na análise das anotações, desenvolvi uma descrição narrativa dos resultados. Em um olhar pragmático, explorei a decisão a partir do que os próprios atores humanos chamam de decisão, e, posteriormente, discuti "do que são feitos" estes rótulos e "como se comportam". A partir destes resultados, defendo a tese de que a decisão, em seu aspecto relacional, é fruto da relação mediada (não consequencialista) de inúmeros atuantes híbridos (atores, textos, artefatos e teorias), a qual ganha, neste processo, um caráter quase-objetivo, o que denominei de concordância relacional relativa (em consideração a sua fragilidade organizativa). O aspecto performativo reside no fato de, ao adentrar à rede de relações, a decisão também impacta na organização da rede e no fluxo de ação (considerada como efeito agencial do coletivo). Como contribuição teórica para a área de processo decisório, ressalto os atributos analíticos que emergiram no processo de análise, como: (i) a não fixidez da decisão, (ii) a multiplicidade de realidades; e (iii) a singularidade virtual. Por meio do quadro teórico-explicativo proposto pude incluir questões até então relegadas nas análises substancialistas do processo decisório, como materialidade e participação de não-humanos, agência distribuída, temporalidade e espacialidade. Por fim, a tese que apresento, em virtude da ontologia relacional endereçada, da mentalidade performativa sugerida, da trajetória processual descrita, pode auxiliar pesquisadores a trazer a decisão e a temática do processo decisório de volta à centralidade nos estudos organizacionais, dada a centralidade que ocupa nas organizações e nas atividades de seus praticantes. Palavras-Chave: Decisão. Ontologia Relacional. Performatividade. Teoria Ator-Rede. Etnografia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this research, my objective is to understand, from a relational ontology and a performative mentality, the organisational decision-making process. I reviewed the literature on actor-network theory, decision making and performativity to develop a performative mentality to problematize the suppositions of rationality, consequentiality, structuralism/voluntarism, which are rooted in this field of study. I went in search of explanations that respected the generalised symmetry, the agnosticism of the observer and the possibility of free association and for that, I developed this research in a post-structural paradigm, in that I combined the relational ontology and the decentralised perspective of the agency. In the proposal of a performative mentality for the decision-making process, I proposed the re-signification of the ontological and theoretical understanding of elements taken for granted in previous approaches, such as the decision, the decision-making process and the decision-makers performance. In methodological terms, I studied for almost three years those involved in a social enterprise. For that, I adopted an ethnographic posture, in which I traced the actors in their daily lives, in addition to conducting interviews and observing meetings. Through abductive reasoning in the analysis of the notes, I developed a narrative description of the results. In a realistic look, I explored the decision from what the human actors themselves call a decision, and later I discussed "what are they made of" and "how they behave." From these results, I defend the thesis that the decision, in its relational aspect, is the result of the mediated (non-consequentialist) relation of numerous hybrid actants (actors, texts, artefacts and theories), which in this process gains a quasi-objective character, what I called relative relational agreement (in consideration of its organizational fragility). The performative aspect lies in the fact that, when entering the network of relations, the decision also impacts on the organisation of the network and on the flow of action (considered as the agency effect of the collective). As a theoretical contribution to the decision-making area, I highlight the analytical attributes that emerged in the analysis process, such as (i) the non-fixity of the decision, (ii) the multiplicity of realities; and (iii) virtual singularity. Through the proposed theoretical-explanatory framework, I could include issues that had hitherto been relegated in the substantive analysis of the decision-making process, such as materiality and non-human participation, distributed agency, temporality and spatiality. Finally, the thesis that I present, by virtue of the addressed relational ontology, of the suggested performative mentality, of the processual trajectory described, can help researchers bring the decision and the thematic of the decision-making process back to the centrality in organisational studies given the centrality it occupies in the organisations and in its practitioners activities. Keywords: Decision. Relational Ontology. Performativity. Actor-Network Theory. Ethnography.pt_BR
dc.format.extent174 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleA decisão como processo performativo : uma análise sob a perspectiva relacionalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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