dc.contributor.advisor | Tetto, Alexandre França, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.author | Karpinski, Francini | pt_BR |
dc.contributor.other | Kaminski, Tatiana Cristina Guimarães, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-10T12:43:33Z | |
dc.date.available | 2019-07-10T12:43:33Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58793 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Alexandre França Tetto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Com a intensificação dos impactos negativos causados sobre o ambiente, a temática ambiental tem sido discutida amplamente nos últimos anos. Cada vez mais estes problemas estão se agravando e mediante a isto deve-se buscar soluções e mobilização da sociedade. A conscientização da população é uma peça chave para a prevenção e mudanças de atitudes, é necessário realizar ações educativas que articulem e integrem a mesma. Neste contexto que é de extrema importância trabalhar com a educação ambiental, com toda a sociedade e principalmente nas escolas, pois as crianças bem informadas além de crescerem e se tornarem adultas, poderão ser transmissoras de conhecimentos que obtiveram no ambiente escolar para sua casa, família e vizinhos em geral. O presente trabalho teve como finalidade elaborar propostas de atividades educacionais e ações que contribuam para um programa de educação ambiental em um colégio situado no município de Porto União-SC. O desenvolvimento do mesmo ocorreu em três etapas, as quais foram: revisão da literatura, visitas em algumas áreas do colégio e aplicação de questionários com o intuito de realizar o levantamento de informações a campo para caracterizar a sua situação atual em relação as suas atividades de educação ambiental (EA) e por último a realização das propostas desejadas. Estas propostas seguiram-se para que o colégio obtenha uma melhor programação de suas ações em EA, atividades estas que devem ser permanentes, ou seja, que ocorram todo ano e que tenham um responsável por desenvolvê-las. Além deste benefício, as mesmas poderão melhorar seu desempenho tanto em seu âmbito ambiental quanto no social. Deste modo, o trabalho apresenta grande viabilidade, pois a importância de se trabalhar com a EA nas escolas acaba sendo uma estratégia para disseminar ideias e práticas conservacionistas na busca de um modo de vida mais sustentável. | pt_BR |
dc.format.extent | 55 p : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Escola | pt_BR |
dc.title | Proposta de atividades e ações de educação ambiental : contribuições para um programa efetivo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |