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    Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais

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    R - D - CINTHIA RAQUEL DE SOUZA.pdf (3.017Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Souza, Cinthia Raquel de, 1985-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Neste trabalho são destacadas concepções de racionalidade em processos constitutivos de mestrados profissionais em ensino de ciências, excetuando os programas em Rede, considerando perspectivas de documentos oficiais. O delineamento dessas concepções de racionalidade envolve pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, associados à formação e atuação docente, conforme proposições de Henry Giroux. Destaca-se a concepção de racionalidade comunicativa associada à formação de professores envolvendo pesquisa educacional, agregando as modalidades de racionalidade cognitivoinstrumental, moral-prática e estético-expressiva, em meta de superação de dicotomia teoria-prática. Dessa forma são apresentadas análises de pesquisa documental, envolvendo documentos nacionais relacionados ao desenvolvimento de mestrados profissionais, com especificação nas áreas de educação e ensino. A análise dos documentos de criação e normatização da pós-graduação brasileira, com ênfase nos processos constitutivos dos MPEs e MPECs, mostra um panorama que viabiliza a formação continuada de professores da área de ensino de ciências, apesar da predominância de aspectos de racionalidade cognitivo-instrumental. Nesse sentido, é necessário situar o enfrentamento da dicotomia teoria-prática nesses cursos de formação. E com isso, propõe-se compreender os MPEs e MPECs com embasamento na racionalidade comunicativa, que viabilize a formação de professores como intelectuais transformadores, ressaltando que as questões educativas perpassam diversos aspectos, como fatores culturais, econômicos e políticos. Mestrados Profissionais; Racionalidade; Teoria do Agir Comunicativo.
     
    Abstract: In this work are highlighted conceptions of rationality in processes that constitute professional masters in science education, considering perspectives of official documents. The outline of these conceptions of rationality involves presuppositions of the Theory of Communicative Action, by Jürgen Habermas, associated to the formation and teaching performance, according to Henry Giroux's propositions. We emphasize the conception of communicative rationality associated to the formation of teachers involving educational research, adding the modalities of cognitive-instrumental, moral-practical and aesthetic-expressive rationality, in order to overcome the theory-practice dichotomy. In this way, documentary research analysis are presented, involving national documents related to the development of professional masters, with specification in the areas of education and teaching. The analysis of the documents of creation and standardization of the Brazilian postgraduation, with emphasis on the constitutive processes of MPEs and MPECs, shows a panorama that makes possible the continuous formation of teachers of the area of science education, despite the predominance of aspects of cognitiveinstrumental. In this sense, it is necessary to situate the confrontation of the theorypractice dichotomy in these training courses. And with that, it is proposed to understand the MPEs and MPECs based on communicative rationality, which makes possible the formation of teachers as transforming intellectuals, emphasizing that educational issues permeate various aspects, such as cultural, economic and political factors. Professional Masters; Rationality; Theory of Communicative Action.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58607
    Collections
    • Dissertações [232]

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