Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Natasha Carolina de, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T13:46:56Z
dc.date.available2020-02-13T13:46:56Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58555
dc.descriptionOrientador : Ângelo Ricardo de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta monografia procurou investigar de que forma os diretores dos CMEIs de Curitiba percebem seu papel diante da gestão democrática e como agem em prol desta democratização. Para fundamentar a pesquisa, o primeiro capítulo traz o conceito de gestão democrática, fundamentado no papel da política, enquanto elemento de disputa de poder e na democracia como construção da vontade coletiva. O conceito de democracia e, em especial da democracia na educação também foi fundamentada pela CF/88 e pela LDB, além do PNE e do PME de Curitiba. Nestes conceitos, também são trazidas a participação como elemento central e o conselho como órgão fundamental para efetivação da democracia nos CMEIs. No segundo capítulo, denominado direção escolar, trago o papel do diretor escolar e faço a defesa do termo diretor em detrimento a outros, tidos como sinônimos, como gestor ou gerente. Também é trazida à tona a natureza do ofício dos diretores, entendendo que têm uma função muito mais político-pedagógica que técnica. A partir disso é discutida a questão do provimento e da diferença que há entre a forma de provimento das escolas (ensino fundamental) e CMEIs (educação infantil) no município de Curitiba. Finalmente, no terceiro capítulo, trago o resultado das entrevistas realizadas com três diretoras de CMEI de Curitiba, entendendo a percepção que têm sobre seu papel diante da gestão democrática e de como suas ações impactam ou não para atingir este princípio da legislação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This monograph sought to investigate how the directors of the CMEIs in Curitiba perceive their role in the democratic management and how they act in favor of this democratization. To support this research, the first chapter presents the concept of democratic management, based on the role of politics as an element of power struggle and on democracy as a construction of the collective will. The concept of democracy and, in particular, democracy in education was also supported by CF / 88 and LDB, in addition to PNE and Curitiba SMEs. In these concepts, participation is also brought as a central element and the council as a fundamental organ for the realization of democracy in the CMEIs. In the second chapter, called school management, we bring the role of the school director and defend the term director instead of others, taken as synonyms, as manager or manager. The nature of the directors' office is also brought to the fore, understanding that they have a much more political-pedagogical than technical function. From this, the question of the provision and the difference that exists between the form of provision of the schools (elementary school) and CMEIs (children's education) in the city of Curitiba is discussed. Finally, in the third chapter, we present the results of the interviews conducted with three directors of the CMEI in Curitiba, understand the perception they have of their role in the democratic management and how their actions impact or not to reach this goal of the legislation.pt_BR
dc.format.extent61 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão democrática - Escolas publicaspt_BR
dc.subjectDiretores escolarespt_BR
dc.titleO papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples