Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLisevski, Giseli Adrianapt_BR
dc.contributor.otherBarbosa, Renata Peres, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T12:05:24Z
dc.date.available2020-02-13T12:05:24Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58551
dc.descriptionOrientadora : Renata Peres Barbosapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O conjunto de ideias de cunho neoliberal que passaram a ser implementadas em diversos países em períodos recentes teve profundos impactos em diversos setores da sociedade. No campo educacional, no bojo de uma política de busca pelo enxugamento do Estado e melhoria da eficiência de suas ações, emergem as avaliações em larga escala que apresentam como objetivo verificar a qualidade da educação ofertada. A partir dos resultados seria possível apontar formas de melhor atuação dos profissionais da educação visando a melhoria educacional. No estado do Paraná essa política também germinou, na forma da SAEP. O SAEP se propunha também a avaliar e subsidiar a qualidade educacional do estado. o presente trabalho apresenta como objetivo analisar como o SAEP segue o modelo das avaliações em larga escala nos moldes de um estado regulador e de uma lógica restrita de qualidade. Na sequência, se apresentamos o histórico deimplementação das avaliações em larga escala no país, abordando a questão da lógica formativa implícita na política avaliativa em larga escala, na busca em se compreender qual o projeto formativo implícito nessas propostas. Por fim, realizamos um estudo sobre o SAEP, depreendendo o quanto esta seguiu a lógica restrita e limitada das avaliações em larga escala nacionais. Trata-se de um estudo bibliográfico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The set of neoliberal ideas which were implemented in several countries in recent periods had important impacts in many areas of society. In the educational field, policy of searching for the reduction of the State and efficiency improvement of its actions gave rise to the large scale evaluations which would aim to verify the quality of the education offered. From the results it would be possible to point out ways to improve performance of education professional aiming an educational improvement. In the state of Paraná this policy also emerged in conformity of SAEP. SAEP also intended to evaluate and subsidize state’s educational quality. Through a theoretical bibliographical study and education professionals inquiries, the present work seek to verify motivations of implementation of this policy and which are the impacts of its achievement, and its results obtained, could impact academic curriculum and, in the final analysis, the daily routine at school in the search for better evaluation results.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCurrículos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleAvaliações em larga escala, currículo e qualidade da educação : o caso do SAEP no Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples