A interdisciplinaridade na engenharia: Oportunidade ou problema?
Data
2018-09-28Autor
MARIANO, LEILA SELEME
TONETTI, MÁRCIO
BARBOSA, WALESKA DA SILVA
MARIANO, ANDRÉ BELLIN
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Mostrar registro completoResumo
Alunos e professor da disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para a Engenharia do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) produziram um Recurso Educacional Aberto no qual discutem a importância da interdisciplinaridade no ensino de engenharia. A interdisciplinaridade pode ser definida como uma forma de ensino que promove maneiras e meios de misturar sabedoria e ciência. O ensino aliado ao aprendizado interdisciplinar é altamente desejável do ponto de vista da sociedade, isto porque o aluno que consegue se aprender através interdisciplinaridade futuramente conseguirá se adequar melhor ao mercado de trabalho, respondendo mais rápido e com maior qualidade às demandas cotidianas. Apesar das vantagens, este tipo de ensino é dificultado por diversas barreiras como arranjos de governanças, avaliações do meio acadêmico e seus profissionais. Para desenvolver o ensino interdisciplinar pesquisadores e professores vêm desenvolvendo metodologias específicas com indicativos positivos de resultados, sendo necessário maior abrangência de amostragem para resultados consolidados. Enfim, a interdisciplinaridade possui suas vantagens e barreiras, sendo necessário o desenvolvimento de metodologias específicas para a sua aplicação com sucesso. Os dados e discussões deste estudo desenvolvido na universidade estão presentes neste REA depositado no repositório da Universidade Federal do Paraná como uma iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos para a educação e popularização do ensino, ciência e tecnologia.
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