Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMARIANO, LEILA SELEME
dc.contributor.authorTONETTI, MÁRCIO
dc.contributor.authorBARBOSA, WALESKA DA SILVA
dc.contributor.authorMARIANO, ANDRÉ BELLIN
dc.date.accessioned2018-09-28T18:21:44Z
dc.date.available2018-09-28T18:21:44Z
dc.date.issued2018-09-28
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57534
dc.description.abstractAlunos e professor da disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para a Engenharia do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) produziram um Recurso Educacional Aberto no qual discutem a importância da interdisciplinaridade no ensino de engenharia. A interdisciplinaridade pode ser definida como uma forma de ensino que promove maneiras e meios de misturar sabedoria e ciência. O ensino aliado ao aprendizado interdisciplinar é altamente desejável do ponto de vista da sociedade, isto porque o aluno que consegue se aprender através interdisciplinaridade futuramente conseguirá se adequar melhor ao mercado de trabalho, respondendo mais rápido e com maior qualidade às demandas cotidianas. Apesar das vantagens, este tipo de ensino é dificultado por diversas barreiras como arranjos de governanças, avaliações do meio acadêmico e seus profissionais. Para desenvolver o ensino interdisciplinar pesquisadores e professores vêm desenvolvendo metodologias específicas com indicativos positivos de resultados, sendo necessário maior abrangência de amostragem para resultados consolidados. Enfim, a interdisciplinaridade possui suas vantagens e barreiras, sendo necessário o desenvolvimento de metodologias específicas para a sua aplicação com sucesso. Os dados e discussões deste estudo desenvolvido na universidade estão presentes neste REA depositado no repositório da Universidade Federal do Paraná como uma iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos para a educação e popularização do ensino, ciência e tecnologia.pt_BR
dc.format.medium8 páginaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofFORMATO DO ARQUIVO DIGITAL: O documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf)pt_BR
dc.relation.ispartofseriesREA-POS;002
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectinterdisciplinaridade, vantagens, barreiras, metodologia.pt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade na engenharia: Oportunidade ou problema?pt_BR
dc.typeTextpt_BR
dc.contributor.eventMaterial produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil