dc.contributor.author | MARIANO, LEILA SELEME | |
dc.contributor.author | TONETTI, MÁRCIO | |
dc.contributor.author | BARBOSA, WALESKA DA SILVA | |
dc.contributor.author | MARIANO, ANDRÉ BELLIN | |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T18:21:44Z | |
dc.date.available | 2018-09-28T18:21:44Z | |
dc.date.issued | 2018-09-28 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57534 | |
dc.description.abstract | Alunos e professor da disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para a Engenharia do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) produziram um Recurso Educacional Aberto no qual discutem a importância da interdisciplinaridade no ensino de engenharia. A interdisciplinaridade pode ser definida como uma forma de ensino que promove maneiras e meios de misturar sabedoria e ciência. O ensino aliado ao aprendizado interdisciplinar é altamente desejável do ponto de vista da sociedade, isto porque o aluno que consegue se aprender através interdisciplinaridade futuramente conseguirá se adequar melhor ao mercado de trabalho, respondendo mais rápido e com maior qualidade às demandas cotidianas. Apesar das vantagens, este tipo de ensino é dificultado por diversas barreiras como arranjos de governanças, avaliações do meio acadêmico e seus profissionais. Para desenvolver o ensino interdisciplinar pesquisadores e professores vêm desenvolvendo metodologias específicas com indicativos positivos de resultados, sendo necessário maior abrangência de amostragem para resultados consolidados. Enfim, a interdisciplinaridade possui suas vantagens e barreiras, sendo necessário o desenvolvimento de metodologias específicas para a sua aplicação com sucesso. Os dados e discussões deste estudo desenvolvido na universidade estão presentes neste REA depositado no repositório da Universidade Federal do Paraná como uma iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos para a educação e popularização do ensino, ciência e tecnologia. | pt_BR |
dc.format.medium | 8 páginas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartof | FORMATO DO ARQUIVO DIGITAL: O documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf) | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | REA-POS;002 | |
dc.rights | Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | interdisciplinaridade, vantagens, barreiras, metodologia. | pt_BR |
dc.title | A interdisciplinaridade na engenharia: Oportunidade ou problema? | pt_BR |
dc.type | Text | pt_BR |
dc.contributor.event | Material produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais | pt_BR |