Frankenstein e a responsabilidade do cientista : um diálogo entre a ficção e a filosofia da ciência
Resumo
Resumo : A filosofia da ciência é parte integrante do currículo de filosofia no ensino médio, no Paraná ela deve ser aplicada no terceiro ano. Nosso trabalho apresenta uma sugestão de temática e abordagem de introdução a filosofia da ciência, usaremos como base o livro de ficção: Frankenstein, ou o Prometeu Moderno da escritora britânica Mary Shelley (1797 – 1851). O livro oferece um grande leque de possibilidades de estudo, mas nos centraremos
nas intenções e responsabilidades do cientista, na figura de Victor Frankenstein para com a criatura e as consequências de sua existência. Apresentado o livro e a temática destacada, fundamentaremos uma discussão filosófica com dois autores que pensaram nas consequências que a ciência e a técnica podem causar na humanidade: Hans Jonas e Hugh Lacey. Ao fim do trabalho apresentaremos um plano de aula direcionado as primeiras aulas
do terceiro ano do ensino médio, onde os alunos serão imersos nessa temática através do livro e também do filme que retrata a história.