A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
Resumo
Resumo: Este trabalho busca explicitar a importância do uso de texto "puro" em sala de aula, ou seja, textos de cunho científico e/ou filosófico na grade curricular do Ensino Médio, a
partir da concepção dialética dos mesmos, em que o professor trabalha com textos tese e
antítese para chegar, juntamente com seus alunos, à uma síntese e desta forma integrar os
conteúdos a serem exibidos à uma auto produção reflexiva. Para termos algumas
exemplificações de como isso seria possível, tomamos os estudos de Martins (2007) que
explicita a dificuldade de se trabalhar com textos de História e Filosofia da Ciência e os
estudos de Ramos e Zanolla (2009) que nos sugerem o aluno como um leitor-autor. Podese observar que a utilização de texto científico em sala de aula não só proporciona ao
aluno o contato com a produção científica como também aumenta a sua capacidade de
compreensão de qualquer tipo de texto, visto que este se torna capaz de ler e interpretar de
maneira mais familiarizada