dc.contributor.advisor | Pitta, Maurício Fernando, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.author | Romero, Sara Cassandri Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T12:44:37Z | |
dc.date.available | 2022-01-11T12:44:37Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56860 | |
dc.description | Orientador: Profº Ms. Maurício Fernando Pitta | pt_BR |
dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 27-29 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho possui a intenção de exame da educação contemporânea em dois passos principais: a princípio, pela análise dos documentos oficiais nacionais direcionados à disciplina de filosofia para o Ensino Médio, que em sua maioria, a apontam como fundamental para a formação da cidadania do aluno; em segundo plano, apresentar as considerações de Theodor Adorno acerca da teoria educacional crítica e, apoiando-se nisso, avaliar como esta colaboração pode beneficiar no desenvolvimento da consciência crítica – as quais apontam para as orientações oficiais como finalidade da matéria de filosofia – dos alunos do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (30 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
dc.subject | Cidadania - Educação | pt_BR |
dc.title | A relação entre o conceito de cidadania presente nos documentos oficiais direcionados à educação e a formação da educação política de Theodor W. Adorno | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |