• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Participação política, segundo Maquiavel

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - LUCIANA MATEUS.pdf (711.6Kb)
    Date
    2018
    Author
    Mateus, Luciana
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Politica - Filosofia
    Jovens - Atividades políticas - Brasil
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a participação dos jovens na política do Brasil, a partir observação da falta de interesse dos jovens em participar ativamente da política no dia a dia, do desconhecimento sobre o conceito de política e da necessidade de esclarecer o prejuízo que se tem quando não se participa, tendo como referência, a política de Maquiavel. Para tanto, os aspectos da vida política prática vivenciada por Maquaivel, bem como a realidade da política brasileira atual foram abordadas de forma a demonstrar que os políticos usam os meios imorais para conquistar ou para manter-se o poder. Para facilitar a compreensão da necessidade de participar das decisões políticas, que não são exclusivamente por processo eleitoral, foi usada uma enquete entre os alunos sobre o quanto não tem interesse, citações de trechos do livro da política de Maquiavel e também exemplos de situações bem sucedidas que demonstre que a participação política é fundamental em uma sociedade democrática e exemplos de situações prejudiciais aos cidadãos quando estes se omitem em participar diariamente de assuntos políticos. Que a leitura leve a reflexão de que a falta de interesse em não em não participar das decisões políticas causa prejuízo a toda a população e percebam que a mudança começa pela educação política para o exercício da cidadania.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56832
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV