Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLachouski, Luciapt_BR
dc.contributor.otherMondini, Ana Carolina, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-06T14:58:58Z
dc.date.available2022-01-06T14:58:58Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56830
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ana Carolina Mondinipt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 23-24pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como tema a importância da filosofia para a construção de valores, que é constantemente discutido, tanto no âmbito acadêmico, como, também, pelo senso comum, com variadas interpretações sobre sua eficácia e eficiência. O presente artigo evidencia determinadas características do ensino de filosofia no ensino médio, tais como a transmissão de valores éticos e morais, a importância de se adaptar a linguagem às conjunturas sociais e a importância de se explanar tais temas em sala de aula. O presente trabalho tem por objetivo, portanto, analisar a disciplina de filosofia aliada a uma educação ética, moral e cidadã , em conformidade ao currículo do ensino médio, por meio de um projeto de Intervenção no âmbito escolar, com a finalidade de responder ao seguinte questionamento: Como a disciplina de filosofia pode auxiliar a construção destes valores na sala de aula? A fim de esclarecer essa questão, utilizou-se, principalmente, as seguintes obras: Aristóteles, Platão, Kant, Mendes, Rousseau entre outros filósofos e suas respectivas obras. Além disso, foi realizado um apanhado teórico a respeito da filosofia no Ensino médio e de suas subáreas, a fim de se pensar numa nova forma de transmitir a filosofia em sala de aula, visando a sensibilidade e o na busca da elaboração de um novo saber, um conhecimento ordenado haurindo da experiência, do nosso cotidiano.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (24 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Ensino de segundo graupt_BR
dc.subjectSenso comumpt_BR
dc.titleA importância da filosofia para a construção de valorespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples