dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo tem como tema a importância da filosofia para a construção de valores, que é constantemente discutido, tanto no âmbito acadêmico, como, também, pelo senso comum, com variadas interpretações sobre sua eficácia e eficiência. O presente artigo evidencia determinadas características do ensino de filosofia no ensino médio, tais como a transmissão de valores éticos e morais, a importância de se adaptar a linguagem às conjunturas sociais e a importância de se explanar tais temas em sala de aula. O presente trabalho tem por objetivo, portanto, analisar a disciplina de filosofia aliada a uma educação ética, moral e cidadã , em conformidade ao currículo do ensino médio, por meio de um projeto de Intervenção no âmbito escolar, com a finalidade de responder ao seguinte questionamento: Como a disciplina de filosofia pode auxiliar a construção destes valores na sala de aula? A fim de esclarecer essa questão, utilizou-se, principalmente, as seguintes obras: Aristóteles, Platão, Kant, Mendes, Rousseau entre outros filósofos e suas respectivas obras. Além disso, foi realizado um apanhado teórico a respeito da filosofia no Ensino médio e de suas subáreas, a fim de se pensar numa nova forma de transmitir a filosofia em sala de aula, visando a sensibilidade e o na busca da elaboração de um novo saber, um conhecimento ordenado haurindo da experiência, do nosso cotidiano. | pt_BR |