• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância da filosofia para a construção de valores

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LUCIA LACHOUSKI.pdf (333.2Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Lachouski, Lucia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente estudo tem como tema a importância da filosofia para a construção de valores, que é constantemente discutido, tanto no âmbito acadêmico, como, também, pelo senso comum, com variadas interpretações sobre sua eficácia e eficiência. O presente artigo evidencia determinadas características do ensino de filosofia no ensino médio, tais como a transmissão de valores éticos e morais, a importância de se adaptar a linguagem às conjunturas sociais e a importância de se explanar tais temas em sala de aula. O presente trabalho tem por objetivo, portanto, analisar a disciplina de filosofia aliada a uma educação ética, moral e cidadã , em conformidade ao currículo do ensino médio, por meio de um projeto de Intervenção no âmbito escolar, com a finalidade de responder ao seguinte questionamento: Como a disciplina de filosofia pode auxiliar a construção destes valores na sala de aula? A fim de esclarecer essa questão, utilizou-se, principalmente, as seguintes obras: Aristóteles, Platão, Kant, Mendes, Rousseau entre outros filósofos e suas respectivas obras. Além disso, foi realizado um apanhado teórico a respeito da filosofia no Ensino médio e de suas subáreas, a fim de se pensar numa nova forma de transmitir a filosofia em sala de aula, visando a sensibilidade e o na busca da elaboração de um novo saber, um conhecimento ordenado haurindo da experiência, do nosso cotidiano.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56830
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV