Uma reflexão sobre a ética no ensino de filosofia
Abstract
Resumo: O tema do trabalho pesquisado foi sobre a ética e apresenta uma reflexão sobre a ética no contexto educacional, dando ênfase à contribuição da filosofia em sala de aula, para o comportamento ético, na educação, no profissionalismo e na vida pessoal, a importância do papel que a educação tem na busca em assegurar o crescimento do comportamento ético, a importância que deveria ter para atenuar essa problemática, o investimento em relação a esses princípios que norteiam o comportamento dos alunos, a dificuldade em se ver uma forma positiva em relação ao tema ética, além do espaço escolar, as dificuldades para se estabelecer os limites dentro da escola, bem como o desafio em ser ético visto como uma questão de se impor limites, e a dificuldade para algumas pessoas, em comportar-se e agirem de forma ética. Apresenta também, a necessidade em haver alguma diretriz ou orientação para que no ambiente escolar os alunos apreendam essa teoria e a coloquem em prática tanto no ambiente escolar como em sua vida além do espaço escolar. A importância do papel que o professor tem de mostrar, dar o exemplo, de ser ético e não apenas expor ou apresentar a teoria, para transmitir os valores aos alunos com propriedade, e sim em despertar a consciência do certo e errado, do bem e mal, para que os conteúdos sobre ética contribuam ao aluno construir ou reconstruir seu comportamento. Através de reflexões oferecidas pelo professor, exemplificadas por ações, e a compreensão do sentido de ética, relacionada a atitudes simples de pessoas com as quais convivam, a compreensão de que a escola é o espaço de mediação do conhecimento e o objetivo é ter e manter o foco em preparar o aluno para a reflexão de suas atitudes no presente e que este conceito possa tornar-se significativo, por mais abstrato que ele possa parecer, e há a equipe pedagógica, que pode contribuir com seus encaminhamentos acerca do desempenho do aluno, em particular, de seu comportamento. E, também, há a equipe diretiva, que contribuirá para a percepção, por parte do aluno, a respeito da prática da teoria, que é apresentada pelo corpo docente.