dc.contributor.author | Gequelin, Cleiton | pt_BR |
dc.contributor.other | Mondini, Ana Carolina, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T23:21:22Z | |
dc.date.available | 2021-07-27T23:21:22Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56807 | |
dc.description | Orientador: Prof. Ms. Ana Carolina Mondini | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa pretende apresentar uma breve e panorâmica visão da abordagem que Jean-Jacques Rousseau faz sobre a educação a partir de sua obra Emílio ou da Educação. Com base em suas reflexões a proposta é relacionar os conceitos de educação e liberdade, mostrando que, para o filósofo, tratam-se de conceitos inseparáveis, já que a liberdade é identificada com o conhecimento, que é gerado através do contato com livros e por meio da educação que é conduzida pelo educador e pelo educando. Essa visão nos inspira a pensarmos numa educação para a liberdade, que possibilite ao educando autonomia e capacidade crítica de julgamento e transformação da realidade | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (28 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | A educação para a liberdade na obra Emílio de Jean-Jacques Rousseau | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |